22 de abril de 2024

30 de janeiro de 2024

Piraí do Norte: monumento turístico é inaugurado

Nome da cidade em letras grandes foi instalado em local de destaque para homenagear o cacau.

 

A Prefeitura de Piraí do Norte inaugurou um letreiro gigante em 26 de março, dia do cacau, com o nome do município e a frase: “a terra do cacau”, como também esculturas do fruto, valorizando a tradição agrícola local.

As letras foram afixadas na entrada da cidade e pretendem se tornar um novo cartão postal.

O monumento é uma homenagem à cidade, dessas que viraram febre nos últimos anos, como uma forma de declaração de amor à terra natal, feito para embelezar uma área em que  população possa conviver e tirar fotos, despertando o sentimento de orgulho dos nativos e atraindo os turistas. À noite, o local recebe toque especial com iluminação cênica em LED. 

O pequeno município que fica entre Ituberá e Gandu ganhou um atrativo para ilustrar os registros dos moradores, além dos visitantes que podem passar a frequentar mais a cidade a partir da obra da BA 250 que liga o Baixo Sul entre a BA-001 a BR-101. O pleito [o asfaltamento da rodovia] foi discutido em reunião do consórcio Ciapra com o Governador Rui Costa, como uma demanda prioritária para o desenvolvimento do potencial turístico da região.

Com a possibilidade da autorização da pavimentação do trecho, Piraí do Norte vive um momento propício para tais inovações estéticas e valorização da paisagem urbana, pois caminha na direção de receber quem viajar para o litoral,  para comunidades de Pratigi, Barra de Serinhaém e Rio do Campo (Ituberá), passando pela comunidade Quilombola do Jatimane (Nilo Peçanha), como também o aumento do movimento pessoas devido ao fluxo de escoamento da produção, que será impulsionado, caso o tempo de viagem seja encurtado com a melhoria do acesso.

Deixe uma resposta