17 de janeiro de 2022

Parabéns grande companheiro Everaldo!

Por: Josias Gomes (Josias Gomes é Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural).

0 49

Eu não conheço uma pessoa neste mundo que tenha mais paciência com os outros, que seja respeitoso com as posições políticas ainda que sejam discordantes das suas. Um cabra agregador e acima de tudo muito humano, assim é Everaldo Anunciação Farias. Casado com sua querida e adorável Madalena, pai de Vítor, Larissa e Yago, tem também dois netos.

Everaldo se um dia “morrer de repente, feito tocador de viola, levará no mínimo uns cinco anos, ô cabra tranquilo da gota serena.

Conheci esse companheiro quando desembarquei pela primeira vez em Ilhéus em fevereiro de 1989, ele estava junto com Tonhão da FASE, ONG que trabalhei por alguns anos. A partír daí nossa amizade foi se consolidando e até hoje somos grandes companheiros.

Acompanhei com Everaldo a formação da CUT cacaueira, ele foi o primeiro presidente. Tão logo surgiu a crise do cacau, advinda da introdução da vassoura de bruxa, Everaldo propôs a criação do Fórum Popular e Permanente Contra a Crise que unificou em toda região uma pauta pra debater com a sociedade cacaueira, o debate uniu trabalhadores, poder público, universalidade, a igreja católica, as Câmaras de Vereadores, além claro, dos sindicatos de trabalhadores.

Foi também sob a direção de Everaldo que a CUT cacaueira junto com a FETAG, fizeram a primeira campanha salarial unificada dos trabalhadores do cacau. Tinha um boletim para divulgar direitos dos trabalhadores rurais e até um programa de rádio diário, que por pressão dos fazendeiros, foi retirado do ar. O programa se chamava A Voz do Trabalhador Rural.

Foi através da CUT cacaueira com Everaldo a frente com o TIE ong da Holanda, que realizou-se em Ilhéus um seminário internacional para discutir a situação dos trabalhadores do cacau, desde os da produção, passando pelo processamento, indo até as fábricas de chocolates na Europa. Foi um evento de grande destaque. Estiveram presentes trabalhadores europeus, africanos e brasileiros.

Na presidência estadual do PT foi um gigante, coesionou todo o partido, enfrentou com serenidade e determinação a campanha de ódio e difamação contra o PT, sem dúvida, a maior tentativa de desconstrução ao nosso legado. Coube a ele conduzir o barco numa turbulência nunca vista e se saiu muito bem. Temos a felicidade de afirmar: PT Bahia é um exemplo para o Brasil.

Eu não conheço inimigos de Everaldo, é um verdadeiro construtor de pontes para a harmonia entre as pessoas e suas diversidades, foi Bassuma no movimento sindical, na direção do PT, na Câmara de Vereadores de Itabuna onde exerceu mandato de vereador e na secretaria de Meio Ambiente de Itabuna, no primeiro mandato de Geraldo Simões.

Mas veja só o que dona Marinalva, sua querida mãe petista de carteirinha nos preparou: pariu Everaldo no dia universal do trabalhador.

*Meus parabéns grande companheiro, você é muito importante para todos nós*. Se Fefêu estivesse em Salvador, com certeza iria repetir a comemoração particular que fez naquele ato do primeiro de maio, em frente a catedral de Itabuna, com a praça cheia e ele colocou uma faixa em tua homenagem.

Te desejo vida longa para seguirmos na luta pela classe trabalhadora e celebrarmos a sua amizade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.