22 de abril de 2024

30 de janeiro de 2024

PAPI instalado no Aeroporto de Valença

Governo do Estado investiu no moderno instrumento que dá mais segurança para pousos de aviões e abre caminho para o retorno da operação de voos comerciais.

 

 

Atento aos avanços e progressos tecnológicos em curso no aeroporto em Valença, sob os quais descortinam a iminente retomada dos contínuos vôos comerciais no equipamento, o Governo de Valença, através da Secretaria Municipal de Turismo, esteve nesta quinta-feira (15) no aeroporto para acompanhar a etapa de finalização da instalação do PAPI, importante e sofisticado instrumento da aviação que norteia e auxilia visualmente os pilotos no momento do pouso à medida que aeronave se aproxima da pista, indicando categoricamente a rampa e local apropriado a ser atendido para uma descida suave e segura da aeronave.

A Secretaria de Aviação Civil, juntamente com a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, investiram e implementaram o PAPI. Investimento este que põe o aeroporto em destaque no radar de interesse das companhias aéreas. Além do PAPI, instalado nas duas cabeceiras da pista, foram realizadas ações de recuperação e manutenção da sinalização luminosa, que inclui balizamento noturno, farol rotativo, iluminação de pátio e casa de força, dentre outras melhorias estruturais.

“Não nos restam dúvidas que as tecnologias implementadas, não só viabilizam como aceleram a retomada dos contínuos vôos comerciais de outrora, tornando o aeroporto um importante catalisador no processo de desenvolvimento social e de fomento de toda cadeia produtiva e econômica do setor turístico na Região Baixo Sul”, finalizou o Diretor da SEMTUR e Vice Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Valença, Klayton Argôlo.

Estavam presentes: Sra. Juliana Evangelista da Costa(Secretaria Nacional de Aviação Civil), Eng. Roberto Bandeira (Secretaria de Infraestrutura do Estado), Sargento Ricardo Siqueira e Sargento Nathalia Soares (3° Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), Sr. Ferreira (Coordenador Técnico da empresa RSA Engenharia), Sr. Sacerdote dos Santos (Supervisor Institucional, SEMTUR).

Deixe uma resposta