18 de abril de 2024

30 de janeiro de 2024

Ocupação Cultural – por uma independência decolonial – acontece dia 20 em Ibirapitanga

 

Na sexta-feira, 20 de Outubro, no Colégio Estadual Paulo Cesar da Nova Almeida em Ibirapitanga – BA, acontece a primeira edição da Ocupação Cultural por uma Independência Decolonial – Leituras do Baixo Sul”.

No evento, será lançado o livro @bardosbaixosul “Bardos Baianos – Baixo Sul” – coletânea de 50 vozes do território.

Com microfone aberto à poesia, os participantes poderão expressar-se, interagindo e apresentando também suas composições literárias ou em outras linguagens como música e dança.

O lançamento será precedido de uma roda de conversa entre autores, profes-sores, estudantes e autores, permitindo a comunidade local conhecer um pouco mais sobre os escritores do território e estimulando assim a partilha de experiências sobre suas escritas na coletânea, que também será entregue à biblioteca e terá alguns exemplares sorteados entre os estudantes.

Lançado pela Editora Cogito no período pandêmico com as expressões poéticas de 50 vozes, em sua maioria negras, entre elas educadores, pesquisadoras, camponeses, povos de terreiro, quilombolas, pescadores artesanais, indígenas, marisqueiras, LGBTTQIAP+ e moradoras de periferias, espalhados em 11 das 15 cidades que compõe este território de identidade, a maior parte deles está publi-cando pela primeira vez seu texto em um livro.

O projeto tem como proponente Ybyra Ybyraçú Anté Kren, originário da etnia Guerém, Kambondu Kisaba Taata Sobode do Nzo Caxuté, pesquisador, versador e coordenador territorial da Antologia.

Na equipe de produção, o poeta e escritor Adriano Pereira de Queiroz, o fotógrafo e artista visual da etnia Guerém Jilzinê Araújo, a musicista Eduarda Caroline de Queiroz Brito. Participam também do projeto autoras/es da Antologia Poética Bardos Baianos Baixo Sul e o seu Coordenador Geral @ivandealmeida.oficial

Este projeto, que realizará ainda mais uma edição em dezembro, na cidade de Valença, foi contemplado pelo edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia e tem apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à @secultba
@funceboficial

Acesse o Instagram: 

https://www.instagram.com/p/CyOiB9BucWO/?igshid=MzRlODBiNWFlZA%3D%3D

Deixe uma resposta