NILO PEÇANHA: após denúncia de falsa aplicação de vacina, funcionária é afastada
Prefeita de Nilo Peçanha, Jacqueline Soares, se pronuncia sobre o episódio da funcionária do município acusada de simular a aplicação da vacina em idosa.
A Secretaria de Saúde de Nilo Peçanha decidiu afastar a funcionária que aparece no vídeo que mostra uma profissional de saúde aplicando vacina numa senhora, mas, no detalhe, dá pra ver que o êmbolo não foi pressionado e o líquido permanece na seringa. O vídeo começou a circular após várias pessoas perceberem que ela não injetou o conteúdo. Ela chega a enfiar a agulha no braço da mulher, puxar levemente para trás, colocar o algodão após retirar, mas aparentemente não empurra a dose. O fato ocorreu no Povoado de Itiúba.
Veja o vídeo:
Após suspeita de falsa aplicação, a Prefeitura encaminhou o caso conforme previsto na lei municipal e abriu sindicância para as devidas apurações. Se comprovada a infração ética grave, a funcionária também pode responder criminalmente por atentar contra a saúde da idosa e contra a saúde pública. Por enquanto, a servidora em questão não continua atuando no município. Ela foi afastada de suas atividades pela Secretaria de Saúde e será submetida a um processo administrativo funcional.
A Prefeitura informou que já entrou em contato com a família da idosa para convocá-la a efetivamente receber a sua dose do imunizante contra o coronavírus.
As imagens causaram indignação na população, que percebeu que ela finge vacinar a idosa, assim como em vários casos que tem sido noticiados em todo o país. Para evitar que casos como esse aconteça, profissionais de saúde tem aconselhado que haja um acompanhamento desde a aspiração da ampola até o descarte do material e que o procedimento seja realizado diante do paciente, para maior transparência e segurança.
A prefeita Jacqueline Soares se manifestou a respeito da situação, num vídeo postado em suas redes sociais, e disse que ao receber a denúncia, tomou imediatamente as providências cabíveis. A gestora garantiu que a idosa será vacinada corretamente. Ela também destacou o comprometimento do município com o plano de vacinação.
Nilo Peçanha tem bom desempenho em vacinação na região do Baixo Sul chegando a 819 vacinas aplicadas entre primeira (77,6% das recebidas já utilizadas) e segunda dose (47,7% das recebidas já utilizadas), de acordo com dados da SESAB (Acompanhamento da Cobertura Vacinal Covid-19).
O município já recebeu 1.140 doses de imunizantes e seguirá a campanha de vacinação contra a Covid-19.
Fonte: https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/
Prefeita de Nilo Peçanha, Jacqueline Soares, se pronuncia sobre o episódio da funcionária do município acusada de simular a aplicação da vacina em idosa.