14 de julho de 2024

30 de janeiro de 2024

Nilo Peçanha realiza Jornada Pedagógica 2024

 

A Prefeitura de Nilo Peçanha, através da secretaria municipal de Educação, deu início nesta segunda-feira (05), a sua Jornada Pedagógica 2024. O encontro aconteceu no Ginásio Esportivo Raimundo Lopes, com a participação de todos os educadores e gestores que atuam nas unidades educacionais do município.

A Jornada constitui-se em um importante momento voltado ao planejamento pedagógico das ações que serão implementadas nas escolas no ano letivo de 2024. Um evento pautado no diálogo e na confraternização entre as diferentes equipes que compõem a pasta. Tudo voltado para o total fortalecimento da Educação no município. E, teve como tema este ano “Currículo educacional de Nilo Peçanha: Tecendo caminhos para o fortalecimento da identidade numa perspectiva antirracista”.

A proposta principal do tema é ampliar as discussões com todos os profissionais da rede de ensino municipal sobre temas que são amparados através das Leis n° 10.639/2003 e 11.645/2008, que modificam a Lei n° 9.394, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que inclui no currículo oficial a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

“O tema desta Jornada é importantíssimo para todos nós, educadores, e para a sociedade. A gente quer que nós, educadores do município, compreendamos um pouquinho que o currículo precisa estar vivo, norteando nossas ações, a nossa cultura, a nossa identidade. Aquilo que nos retrata. Vamos trabalhar nossa identidade! E, precisamos primeiro nos compreender para que possamos compreender o mundo. É assim que se faz educação para transformar as pessoas e as pessoas transformarem o mundo”, disse a secretária da Educação, Juliette Duarte.

A prefeita Jacqueline Soares participou mais uma vez da abertura da Jornada e destacou: “Educação é sinônimo de esperança de um futuro melhor. É a base para o crescimento e novas oportunidades. Com este olhar, seguimos investindo e apostando em um futuro melhor para todos os estudantes do nosso município. Afinal, um novo ano letivo repleto de oportunidades está pintando na área. E, a Jornada é um momento importantíssimo de trocas, ajustes, planejamento, e também confraternização”, disse.

“Queremos atender cada vez melhor os estudantes, e oferecer mais e mais qualidade educacional. Com muita sensibilidade, respeito, profissionalismo e amor. Parabéns a toda equipe da secretaria municipal de Educação pelo trabalho de excelência e total dedicação a estes propósitos. Um novo ano de muitos conhecimentos e avanços!”, desejou a prefeita Jacqueline.

O primeiro dia de evento contou com acolhida, café da manhã especial e diversas atividades em mesas redondas. A Jornada segue até esta quinta-feira (08/02), com palestras, muito planejamento e construção de ações para o novo ano letivo em suas respectivas unidades escolares.

 

Ascom PMNPeçanha
Deixe uma resposta