Missão leva empreendedores do Baixo Sul a Salvador para vivências sobre ESG
Iniciativa gratuita do Sebrae partiu de Taperoá, no Baixo Sul, para a capital baiana.
No último dia 5, um grupo de empreendedores do Baixo Sul e Recôncavo Baiano esteve em Salvador para participar de uma missão empresarial em imersão sobre o tema “A Importância do ESG nas Organizações”. A atividade foi oportuna para vivenciar de perto práticas sociais, de sustentabilidade e de governança que têm potencial para o fortalecimento dos negócios.
Samira Maria Peixoto é sócia proprietária na San’Mielle Hidromelaria LTDA, empresa com sede em Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano. Ela participou da missão e avalia de forma positiva.
“Participar da missão ESG [Environmental, Social, and Governance] com Ricardo Voltolini foi extremamente relevante, pois essa experiência permite à San’Mielle aprimorar suas práticas sustentáveis e de responsabilidade social.Ao adotar estratégias baseadas nos pilares do ESG, a San’Mielle pode demonstrar seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, a ética nos negócios e a inclusão social”, destacou.
Para ela, a missão ajudou no envolvimento a partir das contribuições do especialista no assunto, Ricardo Voltolini – pessoa de referência no tema de ESG. “Sem dúvida alguma a missão empresarial permitiu à San’Mielle insights valiosos sobre como integrar e executar de forma eficaz essas práticas dentro do seu modelo de negócios, promovendo um crescimento mais sustentável e impactante no setor de bebidas fermentadas, como o hidromel”, acrescentou lembrando que sua empresa já pratica em certa medida a economia circular adquirindo a matéria prima principal do hidromel, o mel, em associações e cooperativas, transformando em um subproduto de valor agregado e todo o resíduo gerado é destinado a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para um grupo de pesquisa.
Quem também destacou a importância da missão empresarial é o analista do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Iuri Clauton. “Ao proporcionar missões técnicas, capacitações e orientação para as micro e pequenas empresas sobre ações de ESG que podem ser efetivamente colocadas em prática, o Sebrae ajuda a reduzir custos, melhorar a gestão e aumentar a visibilidade desses negócios, impulsionando sua competitividade e sustentabilidade”, afirmou.
Jó Santos é empreendedor na Startup Azul. Ele também participou da imersão e ressalta as contribuições para seu negócio. “A parceria com o Sebrae e a abordagem de economia sustentável agregarão valor ao nosso empreendimento ao fortalecer nossa missão de integrar educação e inovação. Nossa empresa é voltada para o desenvolvimento de soluções educacionais com foco em empreendedorismo e sustentabilidade, oferecendo serviços e experiências que preparam as novas gerações para o mercado de trabalho e para os desafios globais”, concluiu.