Miguel Açoite não dormiu ontem! Governador deu satisfações a ele ao vivo sobre estrada do Orobó
Discurso mostrou que ele tem sua impressão digital na obra de mais de R$ 20 milhões em sua comunidade.
Ontem a liderança Quilombola de Valença, Miguel Açoite, foi destaque na solenidade de liberação de investimentos para Valença na Santa Casa de Misericórdia.
Em seu discurso, o Governador Jerônimo Rodrigues fez um levantamento das obras do Estado em execução na cidade e se dirigiu diretamente ao líder comunitário para falar sobre a estrada do Orobó.
A obra está atrasada e Jerônimo justificou que as chuvas fazem o cronograma ser alterado, mas que pretende inaugurar em março de 2024.
Miguel Açoite tem lutado há vários anos pela pavimentação asfáltica da maior localidade rural de Valença.
Desde 2012, na inauguração do Colégio Estadual Onildo de Cristo, Açoite fez o pedido ao então Governador Wagner. O ofício foi registrado na Casa Civil como pleito a ser atendido e os encaminhamentos aguardavam a disponibilidade de recursos.
De lá pra cá, a Associação do Candimba, sob a coordenação de Miguel, vem insistindo para a execução de um dos maiores sonhos da comunidade, sonhado coletivamente.
No início da gestão do Prefeito Jairo, algumas demandas de Valença que estavam encalhadas na gaveta do Estado foram liberadas, como a requalificação da Quadra da Vila e da Orla do Rio Una.
Açoite só conseguiu comemorar a liberação do asfaltamento do acesso ao Distrito do Orobó até o Paraná no ano passado (2022), já no final do Governo Rui Costa, quando a licitação foi publicada. Em 2023, os serviços foram iniciados.
Depois que o governador deu satisfações a Miguel, ele ficou lisongeado com a consideração e quase não dormiu à noite emocionado por ver acontecer algo que tem não só o dedo dele, mas as mãos simples de agricultores que não sabem o que é desistir.
Hoje pela manhã ele estava na Prefeitura recebendo os cumprimentos como uma celebridade. Muitos aagradecem a ele pela persistência e a Jairo pelo destrave.
Na porta do Palácio Rui Vinhas, Dilson, liderança do Jequiriçá, já estava com Açoite entrando no paço para pedir a efetivação de outro sonho: o asfalto na estrada do Jequiriçá. Afinal, com o Orobó em andamento e Serra Grande autorizada, os ventos estão soprando a favor.
Foto: Blog do Pelegrini