Marcos Medrado lança elenco incompleto de secretários, vice faltou, deixa caciques de fora e traz nomes desconhecidos
Prefeito eleito de Valença anunciou primeiro escalão em data adiada e ainda sem todos os contemplados. Veja bastidores e comentários sobre a nova gestão.
Na manhã desta sexta-feira (27), o prefeito eleito de Valença, Marcos Medrado (PV), anunciou seu secretariado numa coletiva de imprensa realizada na sede da OAB, reunindo sua comitiva e veículos de comunicação da região.
Depois de adiar o anúncio por uma semana, tendo nomes ventilados pelos aliados fofoqueiros e fortes competições internas, eis que temos um time novo para gerir a capital da Costa do Dendê, fusão de secretarias, criação de nova, mas ainda faltando gente. Será que as expectativas [do grupo interno e da população] foram atendidas e/ou frustradas?
Critério foi ter apoiado “de coração”
Fontes relatam que supostamente o prefeito eleito bate na tecla nos quatro cantos que quem “recebeu” não precisa fazer parte da gestão porque não se deve nada a quem foi pago pelos serviços durante a campanha. Nos corredores da transição e da rádio essa seria a exigência para a escolha dos espaços de governo.
Confira na reportagem:
Secretários de fora
Entre os nomes, cinco deles são de fora, não moram, nem tem vivência em Valença, o que descumpriu a promessa de Medrado de que a cidade teria apenas secretários nativos. Um deles até tem nome de gringo, mas pesquisamos e ele é brasileiro. São eles: o chefe de gabinete, Paulo Vital; o de Estradas e Rodagens, Riselson Alves; o de Administração, Smith Neto; o de Fazenda, Wilson Barbosa; e a de Promoção Social, Cristiane Medrado (esposa do prefeito eleito), esta última a mais justificável e que é comumente tradição em Valença (a mulher do gestor assumir a pasta da assistência social).
Pelo elenco anunciado, parte das pastas será ocupada por pessoas vindas do grupo político derrotado nas eleições de Lauro de Freitas, liderada pela prefeita Moema Gramacho, que colocou Rosalvo (PT) como candidato e perdeu para Débora Regis (União Brasil). Ou seja, Valença absorverá essa galera de lá. Um deles, inclusive, responde a alguns processos judiciais, de acordo com consultas simples na internet. Tem uma pessoa também ex-Sufotur, o que já era óbvio, dado o poder de seu filho no órgão.
Vale lembrar que o PT perdeu também em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e na maioria dos grandes municípios da Bahia, principalmente na região metropolitana, o que pode significar que outros nomes ainda possam surgir para ocupar os cargos de confiança em Valença. Sendo o prefeito morador da capital baiana, e tendo alinhamento com o grupo governista do Estado, diretorias e coordenações podem ser loteadas com os chamados “forasteiros” ou “paraguaios”, apelidos já usados em gestões valencianas passadas.
Esquerda e direta vão estar juntos na gestão de Valença
O novo governo é bem mesclado, contemplando os dois extremos da política brasileira e a polarização insistente no cenário nacional. Tem de secretários muito bolsonaristas a muito petistas ou Lulistas. Um exemplo é a de Educação, Josineide Santos, indicada por Lorena Mercês (Republicanos) , ex-secretária de Educação de Jairo e vice-prefeita eleita, que é do grupo político chefiado pela Igreja Universal. Vale ressaltar que Lorena não esteve presente no anúncio do Secretariado hoje. Ainda não se sabe porque, já que o seu desejo de ter a Educação sob sua tutela foi atendido. Não mencionaram o nome da vice na coletiva de hoje, o que pode ser indício de uma insatisfação velada.
A outra é Flor Angélica (PT), ex-diretora do NTE-06 (antiga Direc), gente ligada a Rui Costa (atual ministro de Lula e ex-governador da Bahia). Ela é uma das fundadoras e militantes fieis do Partido dos Trabalhadores, que assumirá a nova Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Diversidade, recém criada e que era uma lacuna valenciana, agora resolvida. Com isso, o PT foi sim agraciado na nova gestão depois de 30 anos fora do poder municipal da maior cidade do Baixo Sul [última vez foi na gestão de Agenildo Ramalho], junto com David Terra, da Cultura, que também é filiado à sigla que governa a Bahia e o Brasil.
Mulheres no poder
São seis mulheres no primeiro escalão de Marcos Medrado. Ainda minoria, significa um acerto na seleção de mais presença feminina nas primeiras fileiras da gestão municipal. Além disso, a estampa de um quadro como Flor como estreante na Secretaria de Mulheres e Diversidade traz esperança.
E Duda?
O advogado Eduardo Monteiro continua Nova Valença ou daqui a 4 anos será do movimento Velha Valença? Por que seu nome não apareceu nos citados? Ele que foi candidato a prefeito em 2020, não se lançou este ano, pode indicar ou participar da gestão Medrado, mas não no principal estaff, podendo entrar ele ou seus indicados no segundo ou terceiro escalão. Vamos ver o que acontece!
E o vereador Isaías Nascto? Quem bate não quer apanhar.
Mesmo com a Deputada Federal Alice Portugal (que manda várias emendas pra Valença) pedindo para “subir” seu pupilo Valdir Silvestre (PCdoB) como suplente e assumir a cadeira na Câmara de Vereadores de Valença no lugar do pupilo de Medrado, não rolou. Isaías Nascto, o radialista e parlamentar, não foi, como previsto, para a Secretaria de Estradas e Rodagens. Continua aonde está e engatou seu filho William Nascimento, responsável pelo site Valença 360, para a Ouvidoria do município. Isaías que é um vereador combativo, mostra tudo que está ruim na cidade e disse várias vezes na rádio que se orgulha de ter 4 anos sem pisar os pés em nenhum órgão municipal, principalmente nas secretarias, agora será do legislativo elogiador. Será que consegue? Vamos acompanhar.
Saae ainda é um mistério e titular não foi anunciado
A rádio fuxico diz que há uma disputa clara para o comando do SAAE. A autarquia municipal com orçamento próprio ainda é uma incógnita em Valença. Cobiçado por parte do grupo vencedor das eleições deste ano, o que se ventila é que foi prometido a Paulo do Ferro Velho, presidente do PP municipal, que retirou a sua candidatura a prefeito em favor de Medrado, que, por sua vez, prefere mesmo é Marcos Vinícius, o ex-Secretário de Infraestrutura, que foi indicado na gestão Jairo pelo próximo prefeito, o qual na outra eleição apoiou Baptista em 2020 e fez parte do atual governo por cerca de 2 anos até quando se candidatou e perdeu para Deputado Estadual, embora teve votação expressiva em Valença. Lembrando que Medrado também foi apoiado por Jairo nesta disputa de 2022.
Dizem que Cajado (PP), que é contrário ao Governador Jerônimo Rodrigues e ao Presidente Lula [Cajado é ligado a Paulo Martins – o Paulo do Ferro Velho, seu assessor a quase 2 décadas], um dos únicos deputados e ex-colegas na Câmara Federal presentes em Valença na campanha de Marcos [Medrado que é ex-deputado federal], está retado. Será?
Veja os nome anunciados:
- Procuradoria Geral: Doutor Fábio Nogueira
- Secretaria de Juventude e Esporte: Madger Willian
- Secretaria de Cultura: David Terra
- Secretaria de Comunicação: Pretta Passos
- Secretaria de Educação: Josineide dos Santos
- Secretaria de Mobilidade e Ordem Pública: Rael Costa
- Secretaria de Infraestrutura: Alan Ainsworth
- Secretaria de Saúde: Adriana Couto
- Secretaria de Políticas para Mulheres e Diversidade: Flordolina Angélica
- Secretaria de Pesca: Cristiane Oiticica
- Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente: Clóvis Coutinho
- Secretaria de Promoção Social: Cristiane Medrado
- Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico: Vidalto Oiticica
- Secretaria da Fazenda: Wilson Barbosa
- Ouvidoria: Willian Nascimento
- Secretaria de Administração: Smith Pereira Neto
- Secretaria de Estradas e Rodagens: Riselson Alves
- Controladoria Geral: Maíse Lima
- Chefe de Gabinete: Paulo Vital