12 de setembro de 2024

30 de janeiro de 2024

Marcha Regional de Mulheres do Baixo Sul acontece nesta quarta (5) nas ruas de Valença

Organizado pelo Coletivo Quintas Feministas, CRAM e NEAM, ato, que terá a participação de lideranças femininas da região, está sendo convocado para a Praca da República, destacando uma agenda de pautas e reivindicações.

 

Nesta quarta-feira, 5 de abril, acontece a Marcha das Mulheres do Baixo Sul, com concentração às 15 horas na Praça da República, em Valença.

Organizado pelo Coletivo Quintas Feministas, o Centro de Referência e Assistência à Mulher – CRAM e o Núcleo Especializado de Atendimento a Mulher – NEAM, a campanha em formato de marcha reúne caranavas dos municípios do território que participam do movimento, destacando a resistência, e propondo alternativas para transformar o mundo num lugar mais acolhedor, justo e seguro para as mulheres.

A ideia é que uma caminhada pelas ruas da cidade chame a atenção para engajamento de pautas a favor dos direitos sociais, do empoderamento das mulheres e do fortalecimento da rede de movimentos feministas. Lideranças do Baixo Sul se unem numa grande manifestação pública através de manifestos, de textos em cartazes e expressões artísticas questionando machismo, lutando contra as diversas violências sofridas pelas mulheres.

Evento começa após a Feira Santa do Pescado 

Com o tema: “Pela permanência dos direitos e enfrentamento dos retrocessos. Juntas por um futuro mais igualitário”, o evento será realizado logo após o encerramento da terceira edição da Feira Santa do Pescado, idealizada pela Secretaria Municipal da Pesca e Aquicultura de Valença, que oferece produtos vendidos diretamente de pescadores, marisqueiras, produtores, agricultores e artesãos, tendo a presença, em grande parte, de mulheres. Este ano, a ação conta com a parceria do Coletivo Quintas Feministas.

Na programação, além da venda de produtos típicos da Semana Santa, haverá apresentações culturais, espaço infantil e diversos stands.

A Feira da Economia Solidária, promovida pelo Instituto Casa da Cidadania, Cesol Baixo Sul e Governo do Estado, também ocorre no local.

 

Deixe uma resposta