Mãe Bárbara de Cajaíba completa 21 anos de sacerdócio

Por Lúcio Vital Moreira Costa - Mutasí

0 55

 

A Comunidade Caxuté, localizada no distrito de Cajaíba, município de Valença-BA, se prepara para as comemorações dos 21 anos da Mam’etu Kwa Nkisi Kafurengá – Mãe Bárbara de Cajaíba, Sacerdotisa do Terreiro Caxuté (Nzo kwa Minkisi Nkasuté ya Kitembu Marvila), fundado em 1997.

Mãe Bárbara, descendente do legado de Mãe Mira (Mam’etu Kassanjí) e iniciada por Pai João (Taata Sibouamin),  carrega consigo incontáveis contribuições para a sociedade e para o Candomblé Kongo Angola no estado da Bahia.

Através da relação entre religiosidade e  educação, desenvolveu “A Pedagogia do Terreiro”, metodologia que permitiu a fundação da Escola Caxuté – a primeira Escola de Matriz Africana do Baixo Sul da Bahia. Também é por meio de seu legado que foi organizado o Museu Afro-Indígena da Costa do Dendê e a Biblioteca Comunitária de Rua da Comunidade Caxuté.  Mas, as contribuições sociais de Mãe Bárbara a levaram à conquista das representações no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Valença e  no Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN) pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (SEPROMI), onde representa os povos de matriz africana.

A comemoração de 21 anos será ministrada pela Yalorixá Lúcia de Xango, acompanhada pela Yalorixá Ajunsuade. A Comunidade ainda promoverá uma Live especial em comemoração aos 21 anos, no dia 16 de julho, às 19h, via Canal da TV Serafro no Youtube já que devido ao contexto pandêmico do COVID-19, os festejos acontecerão de portas fechadas ao público externo.

=====

Sobre o autor:

Lúcio Vital Moreira Costa- Mutasí, 19 anos, Graduando do Bacharelado em Zootecnia do IF Baiano – Campus Santa Inês, Muzenza e Taata Mabaia do Nzo Nkasute ya Kitembu Marvila (Comunidade Terreiro Caxuté).

=====

Nesta coluna “Não é Bem Assim”, o leitor do Baixo Sul em Pauta encontra confrontos de ideias, debates, discussões, polêmicas e reflexões sobre temas importantes que estão em pauta. São vários pontos de vista para você formar a sua opinião. Personalidades de nossa região tem espaço para publicar artigos de sua autoria, com argumentos e posicionamentos que podem ajudar a compreender melhor alguns assuntos.

O que você vai ver por aqui: Vamos virar do avesso várias matérias que vemos publicadas por aí para que você possa se aprofundar na informação e saber que, por trás de algumas notícias, sempre podemos ver que “Não é bem assim”…

Leave A Reply

Your email address will not be published.