19 de março de 2025

30 de janeiro de 2024

Lula vai anunciar liberação do saldo do FGTS pra quem optou pelo saque-aniversário

Presidente convocou as centrais sindicais para fazer o anúncio nesta terça-feira (25).

 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou, em entrevista a jornalistas nesta segunda-feira (24), que o governo se prepara para anunciar a liberação de recursos do FGTS de quem usou saque-aniversário.

Pelas regras em vigor, todo trabalhador com carteira assinada pode sacar parte do FGTS no mês em que faz aniversário. No entanto, o saldo restante fica travado por 2 anos e mesmo se houver demissão sem justa causa, o cidadão tem acesso apenas ao valor da multa rescisória, ficando retido todos os depósitos mensais feitos pelo contratante.

Agora, quem optou pelo saque-aniversário do Fundo de Garantia pelo Tempo de Serviço (FGTS) e foi demitido poderá retirar o valor remanescente e usar esse recurso para pagar suas contas, fazer compras, etc.

Para o governo federal, CUT, CTB e outros órgãos representantes dos trabalhadores, a medida injeta mais dinheiro na economia.

As orientações sobre quais trabalhadores demitidos devem ter o direito à restituição dos valores do FGTS e de como a liberação será feita serão informados com maiores detalhes após o anúncio oficial.

O procedimento atual prevê que os saques podem ser feitos pelo aplicativo FGTS baixado no celular, de onde o usuário poderá acessar o saldo e indicar uma conta pessoal para transferência, sem necessidade de comparecer à Caixa.

Deixe uma resposta