Luís Dattoli: quem conhece, reconhece!
No dia do aniversário de um dos empresários mais bem sucedidos do Baixo Sul, conheça mais sobre ele.
“O sucesso que a muitos incomoda, é resultado das lutas que tantos não enfrentaram”. Com essa frase inspirada por colaborares de Luís Dattoli, hoje lembramos que é seu aniversário, uma data especial, quando podemos descrever sobre o homem que desperta curiosidade em muita gente.
O Grupo Dattoli, de propriedade do empresário, atua no Baixo Sul da Bahia e é um dos maiores investidores da região.
Um dos maiores empregadores do Baixo Sul
São mais de 2 mil empregos diretos e indiretos. Várias oportunidades de trabalho fixas e temporárias. Diversas obras privadas em andamento na cidade que também ajudam a impulsionar o setor de construção civil em nossa cidade.
Empreendedor responsável e geração de divisas
No quadro de funcionários permanentes, carteira assinada, todos os direitos trabalhistas e regularidade fiscal.
Uma curiosidade: o Grupo Dattoli está no ranking das empresas que mais emitem nota fiscal aqui na região dado o volume de prestação de serviços e número de clientes envolvidos. Os valores do ISS e outros impostos e tributos colabora com a arrecadação dos municípios e consequentemente gera maior capacidade financeira de Valença, Cairu e outros municípios em realizar obras e investimentos.
Negócios e empresas
Hoje Luís Dáttoli lidera, sem dúvida, um dos maiores grupos corporativos de Valença e de toda a região da Costa do Dendê. Possui empresas em diversos ramos de negócios: Marmoraria São Miguel, Planejar Interiores, Academia Plena Forma Fitness, Academia Top Fitness, Academia Arena Fitness, Estacionamentos Dattoli Park I, II, III e IV, Garça Branca, Dattoli Transporte Marítimo (uma das maiores empresas do ramo no Brasil), que envolvem lanchas, barcos e administração de terminais náuticos em Valença e Cairu, além de recentemente ter conquistado a linha na Travessia Salvador X Mar Grande, assim chegando em mais dois municípios da Bahia: Vera Cruz e a capital do Estado.
Além disso, o Grupo Dattoli também apresenta em seu rol de investimentos: prédios comerciais, galpões, estaleiro de construção e manutenção naval, além de logística de alimentos e ainda pretende abrir novas empresas em Valença.
Mais investimentos chegando em Valença
O Grupo Dattoli está prestes a entregar o Dttoli Center, ali na Praça Dois de Julho, com várias lojas comerciais num edifício moderno e design arrojado, com elevador. Vai inaugurar também a Academia Arena Top Fitness, a maior academia do Baixo Sul com 1.500 metros quadrados e aparelhos de última geração, além de outro estacionamento.
Nada de mão beijada
Nos bastidores, houve muita luta e suor para chegar a esse patamar. Luizinho, como é conhecido, não ganhou ganhou nada de graça de ninguém. Teve uma infância humilde, enfrentou e superou dificuldades. Foi funcionário de uma empresa ainda jovem e mudou a ótica de funcionamento com ideias inovadoras que já mostravam o quanto ele era obstinado e iria longe. Daí pra cá ele não parou mais de se destacar. Foi fazer sua própria carreira e em tudo que colocou a mão, deu certo.
Contribuições em obras públicas
Por ter vencido uma concessão pública, construiu o Novo terminal Hidroviário de Valença, considerado um dos mais bonitos da Bahia (que inclusive ajudou a melhorar o fluxo de trânsito na cidade), requalificou e ampliou a capacidade do Atracadouro Bom Jardim e vai entregar para a população de Valença o Novo Terminal de Carga e Descarga, na Avenida Dendezeiros e uma nova praça em Valença, que será um novo cartão postal proporcionando uma das vistas mais bonitas da cidade, ali no antigo Minigula.
Em Cairu, depositou na conta da Prefeitura o valor de 1 milhão de reais para a reforma de terminais.
Parcerias anônimas
Vale destacar ainda a responsabilidade social das empresas de Luizinho, que promove ações solidárias como a doação coletiva de sangue, apoiam iniciativas culturais, esportivas, patrocinam eventos filantrópicos e ajudam muita gente, na maioria das vezes NO ANONIMATO, sem querer aparecer. Nas chuvas que ocorreram no Guaibim, fui testemunha dos veículos que Luís enviou carregados com donativos, água mineral, colchões, etc, entregues às famílias, sem sequer fazer um registro público disso.
O verdadeiro Luizinho
Se Valença tivesse mais pessoas como Luís Dáttoli, estaria em outro patamar. Mas, é necessário que a nossa cidade conheça a verdadeira face de Luís Dattoli, um homem bastante diferente do que alguns pintam. Quem convive com ele, traz relatos de um homem íntegro, honrado, de palavra, correto, discreto, compenetrado, que se importa com os outros, que dá oportunidade de crescimento, considerado “uma mão amiga” sempre disponível para pessoas e entidades.
Persistência em investir na Costa do Dendê
Vamos comemorar seu aniversário celebrando o fato de que ele não desistiu daqui, aqui continua a trabalhar, acreditar e gerar trabalho e renda a tanta gente. Que aposta no desenvolvimento de Valença, que quer ajudar e ajuda, que investe aqui, que, enquanto muitos desistiram e foram embora investir em outras cidades. Isso apesar da mentalidade de alguns que parecem odiar a prosperidade alheia e vivem inventando mentiras e espalhando boatos sobre ele. Apesar disso, continua focado no sucesso não só seu, mas de quem lhe rodeia.
Peso na balança eleitoral
Apesar de não ser político e bater na tecla de que quer continuar atuando na iniciativa privada, aonde tem o dom de desbravar e crescer, é considerado um oráculo das campanhas eleitorais, já que tem a habilidade de sentir e a perspicácia de antever o que vai acontecer nas urnas. Uma capacidade que lhe é peculiar e que alguns “entendidos” talvez não simpatizem.
Relação com equipe e reconhecimento dos mais “chegados”
Hoje a gente agradece por ele aqui ainda viver com a sua família e trabalhar junto com uma grande equipe com quem ele se confraterniza e promove momentos todos os anos. É dia do aniversário dele e muitas pessoas são presenteadas todos os dias por esse filho de Jaguaquara ter escolhido Valença para criar seus filhos e continuar a sua atuação profissional.
Para resumir, vou aqui repetir uma frase que os amigos e funcionários dizem sobre ele: “Quem conhece, reconhece!”
Parabéns para Luis Dátolli, que ele tenha toda a felicidade que é merecedor e muita saúde também!
Parabéns para você por esse texto tão didático, uma aula sobre Dátolli, quem não conhece, a partir de seu relato certamente passará a valorizá-lo como ele merece.