18 de abril de 2024

30 de janeiro de 2024

Lançamento do livro de Luciane Silva será nesta quinta (31) em Valença

Escritora escolheu o CRAM, local da experiência de pesquisa sobre mulheres vítimas de violência, para apresentar a obra de sua autoria.

 

A Editora Alta Performance estará lançando, presencialmente, na próxima quinta-feira (31/08), o livro “Representações da Violência Contra as Mulheres a partir dos Acompanhamentos do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Valença/BA”, escrito pela psicóloga Luciane Silva.

O evento será às 11 horas, no Centro de Referência e Atendimento a Mulher – CRAM -Maria Cláudia Rodrigues, na Praça Dois de Julhos, n° 14, ao lado do antigo Fórum, em Valença.

A obra tem como objetivo analisar as representações da violência empreendidas contra as mulheres que foram acompanhadas pelo Centro de Referência de Atendimento-CRAM, situado no município de Valença, interior da Bahia.

A pesquisa foi realizada a partir das informações dos prontuários de atendimentos, e por meio de entrevistas semiestruturadas de mulheres que sofreram algum tipo de violência doméstica, em seus relacionamentos conjugais e familiares.

Entrevistaram-se mulheres que faziam acompanhamento psicológico e jurídico pelo CRAM.

Foram realizadas também escutas das atendidas por meio de entrevistas, buscando ressaltar nos relatos construídos por elas as memórias e significados da violência sofrida.

O livro procurou problematizar como se desenha a violência contra a mulher em um município que apresenta altos índices de feminicídio, e quais são as representações desse tipo de violência na vida das participantes da pesquisa.

Sobre a autora

Luciane Silva é psicóloga, pesquisadora, escritora na área de história das mulheres no Brasil, palestrante e professora. Atua na coordenação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM – Maria Cláudia Rodrigues. É vice-presidente do Instituto Quintas Feministas, membro do GT de Mulheres e Políticas Públicas do Território Baixo Sul da Bahia – CODETER.

Tem Bacharelado e Formação Clínica em Psicologia pelo Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. Mestre pelo Programa em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras-PPGEAFIN da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Especialista em Gestão de Políticas Públicas de Raça e Gênero, pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdades Sociais pela UFBA.

O livro Representações da Violência Contra as Mulheres a Partir dos Acompanhamentos do Centro de Referência de Atendimento a Mulher em Valença/BA, também pode ser adquirido gratuitamente no site da editora Alta Performance:

https://editoraaltaperformance.com.br/produto/representacoes-da-violencia-contra-as-mulheres-a-partir-dos-acompanhamentos-do-centro-de-referencia-de-atendimento-a-mulher-em-valenca-ba/

Deixe uma resposta