18 de abril de 2024

30 de janeiro de 2024

Kertész e Medrado: guerra declarada?

Rádios Metrópole e Salvador FM publicam matérias sobre denúncias no estilo "bala de canhão".

 

Na semana passada [11/08], um vídeo circulou pelas redes sociais e imprensa baiana com o radialista Mário Kertész falando de uma denúncia anônima sobre um suposto consórcio de produtoras organizado pela Sufotur, entidade comandada por Diogo Medrado, que é responsável pela contratação de artistas e bandas em eventos do Governo da Bahia.

A Superintendência de Fomento ao Turismo substituiu, em 2023, a BahiaTursa e, basicamente, atua no mesmo formato do extinto órgão.

Rádio Metrópole cutuca Diogo Medrado

Kertész leu no ar o conteúdo de uma mensagem que apontava um esquema de favorecimento a alguns empresários que fazem o agenciamento de atrações em eventos pagos pelo Estado.

O denunciante, que tem a identidade protegida pelo sigilo da fonte, prerrogativa da imprensa, diz ainda que algumas das empresas tem CNPJs diferentes, com sede no mesmo endereço no bairro do Comércio e que haveriam cobranças adicionais às prefeituras mesmo para músicos financiados e cedidos pelo Governo do Estado para se apresentar em eventos municipais.

O anônimo também cita que os pequenos artistas estariam sendo massacrados por esse suposto direcionamento de agenciadores. “Os empresários em parceria ‘obscura’ com a pasta de Turismo, encaixam suas bandas em festas públicas bancadas pelo Estado, criando um verdadeiro monopólio musical”, citou o site Tia Cândia.

O apresentador da Metrópole disse ainda que a Sufotur tem sido cobrada por artistas que ainda não receberam por apresentações no carnaval deste ano.

Mário citou que o Deputado Robinho (UB) pediu uma CPI para apurar os fatos e usou a tribuna da Alba para dizer que não há transparência nas informações sobre os contratos da pasta.

Não há informações sobre se o caso está sendo investigado.

O trecho do programa da Rádio Metrópole viralizou e causou alvoroço nos grupos de aplicativos de mensagens.

De acordo com Mário Kertez, a acusação é “caso de polícia” e que ele encaminharia ao Governador Jerônimo.

O jornalista colocou os microfones da rádio à disposição de Diogo Medrado para que ele apresente seu posicionamento sobre o assunto.

Rádio Salvador FM cutuca Mário Kertész 

Hoje, dia 17 de agosto, o site da Salvador FM, rádio pertencente a Diogo Medrado, publicou uma matéria no estilo “chumbo trocado”.

A matéria acusa a produtora Macaco Gordo, do filho de Mário Kertész, o empresário e produtor Chico Kertész, de participar de um suposto esquema de fraude e superfaturamento em contratos com a Câmara Municipal de Salvador, que, na época, Geraldo Júnior, atual vice-governador da Bahia, era vereador e presidente.

A matéria pode ter sido, ou não, para retrucar o comentário de Kertész sobre a Sufotur.

Quem será o próximo a cutucar quem? 

O babado segue ficando mais forte, pois a rádio de Diogo pode ter mirado em um e acertou no outro, já que Geraldinho [Júnior – vice-governador da Bahia], que também é da área de comunicação, acabou no meio porque era o Presidente da Câmara de Vereadores de Salvador e para resguardar seu nome e sua reputação, poderá ir à imprensa rebater, o que, até o momento, nem Diogo [Medrado], nem Marcos [ex-deputado, pai de Diogo e também radialista] não fizeram, mesmo tendo, ambos, rádios de suas propriedades como espaços de defesa.

A expectativa é de que Mário Kertész, na Rádio Metrópole, faça diferente e use o microfone para comentar o assunto sobre o seu filho, divulgado pela Rádio Salvador FM. E quem sabe Chico [Kertész] também resolva falar sobre a pauta e, quem sabe ainda, os Medrados também se pronunciem.

Pelo contrário, o silêncio pode ser selado entre todos. Vamos acompanhar.

Se as matérias são meras farpas entre os dois lados, não se sabe, nem se há uma briga e por qual motivo, mas a família Kertész e a família Medrado pode ter declarado guerra num duelo que ainda pode ter desdobramentos, na imprensa e, inclusive, na política baiana.

Confira as duas matérias na íntegra: 

Metro1

https://www.metro1.com.br/noticias/radio-metropole/139956,mk-denuncia-suposto-esquema-criminoso-em-contratacoes-da-sufotur-de-diogo-medrado

Portal Salvador FM:

https://portalsalvadorfm.com.br/noticias/119708,tcm-acompanha-processo-de-possivel-fraude-contratual-e-superfaturamento-entre-produtora-e-camara-de-salvador

Deixe uma resposta