22 de abril de 2024

30 de janeiro de 2024

Jovem de Nilo Peçanha apoiada pelo Governo do Estado é selecionada para estágio internacional no Fida 

Pedrina Belém Rosário, da Comunidade Quilombola Jatimane, estudante da Unilab, é a nova contratada do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola.

 

 

Pedrina integra à Associação Comunitária do Jatimane, apoiada pelo projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Bahia Produtiva. Ela conta que a oportunidade é fruto do seu engajamento na comunidade para buscar o fortalecimento de atividades como a do extrativismo sustentável da piaçava, da pesca e do turismo de base comunitária.

Com o apoio do Bahia Produtiva, a Associação acessou recursos para restaurar o turismo de base comunitária. Hoje, na Comunidade Quilombola Jatimane são oferecidos três roteiros de turismo: Tradição do Quilombo, com vivências a partir do extrativismo e transformação da piaçava em biojoias e cestaria; Ecológico, em que o visitante pode aprender sobre a fauna e flora local, com experiência do jardim sensorial e banhos de rio e cachoeira; e o roteiro Águas do Quilombolo, que apresenta a tradição local da pesca com passeios de canoa pelos manguezais.

“O projeto da CAR veio para oportunizar a geração de trabalho e renda para as pessoas e potencializar o turismo étnico de base comunitária, com formação, compra de equipamentos, entre outras atividades voltadas para o turismo”, ressaltou Pedrina.

A experiência da Comunidade Jatimane foi uma das visitadas por representantes do Fida e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), durante Missão de Supervisão realizada para desenhar o novo projeto da CAR, Parceiros da Mata, que irá beneficiar 100 mil famílias, em quatro territórios de identidade do estado.

O representante do Fida no Brasil, Hardi Vieira, conta que ficou impactado com a liderança de Pedrina. “Mantivemos contato com ela e, posteriormente, abriu uma possibilidade de estágio, inclusive internacional. Pedrina tem se destacado muito bem nesse início, participando inclusive da segunda missão de preparação do Parceiros da Mata, do qual a comunidade Jatimane está incluída nos territórios que serão atendidos. Estamos muito satisfeitos com o que ela acrescenta para o Fida por colocar em evidência a importância de lideranças jovens e de mulheres quilombolas para o desenvolvimento da Bahia”, informou.

Parceiros da Mata 

O Parceiros da Mata vai promover o desenvolvimento rural sustentável durante cinco anos na região da Mata Atlântica, com investimentos de R$ 750 milhões, fruto de acordo de empréstimo firmado entre o Governo do Estado, Fida e BID.

Entre as linhas de atuação que estão sendo desenhadas no Projeto estão ações de preservação e recuperação da mata; inciativas de equidade e combate à violência de gênero; fortalecimento das associações e das juventudes; execução de obras estruturantes ligadas ao acesso à água potável e ao saneamento básico rural e iniciativas de formação, gestão do conhecimento e comunicação.

 

SDR Bahia
Deixe uma resposta