13 de abril de 2024

30 de janeiro de 2024

Ituberá: comunidade rural comemora primeira colheita de mandioca

As famílias agricultoras da comunidade de Taquari/Lagoa Santa se preparam para avanço da mandiocultura com a nova agroindústria.

 

As famílias agricultoras da comunidade de Taquari/Lagoa Santa, localizadas no município de Ituberá, realizaram a primeira colheita da mandioca. Essa conquista reflete o compromisso da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) no desenvolvimento do sistema produtivo da mandiocultura.

Os resultados dos investimentos já são evidentes, pois após a chegada dos insumos essenciais para o plantio, como adubo, calcário e maniva, os agricultores colheram os frutos do trabalho coletivo, totalizando 8.400 quilos de mandioca.

Nova Unidade de Beneficiamento da Mandioca será entregue em Ituberá 

Por lá, os investimentos da CAR vão além da base produtiva. Ainda neste ano de 2023, a comunidade contará com sua própria unidade de beneficiamento de mandioca, equipada e construída com recursos do projeto Bahia Produtiva.

Com capacidade para processar seis toneladas de mandioca por dia, essa agroindústria atenderá diretamente 280 famílias de toda a região, representando uma verdadeira revolução no sistema produtivo da mandioca local.

Além de ser a base para a produção de farinha, com a agroindústria, a mandioca também será matéria-prima para a fabricação produtos derivados. Uma versatilidade que amplia as oportunidades de geração de renda para as famílias envolvidas.

Entre os beneficiários está o agricultor Aderisvaldo Conceição, que destaca a transformação que a mandioca já trouxe para a comunidade. “A mandioca já está trazendo mais qualidade de vida. Os insumos para fazer a plantação da mandioca fizeram toda a diferença. Plantei uma área com diferentes tipos de mandioca e, agora estamos nos preparando para trabalhar na nossa agroindústria. Estamos ansiosos para produzir nossa farinha e outros produtos com muita dignidade e qualidade”.

Bahia Produtiva 

O projeto Bahia Produtiva é executado pela CAR, uma empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com o cofinanciamento do Banco Mundial. A iniciativa demonstra o compromisso em promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a vida das comunidades rurais, impulsionando o potencial econômico e valorizando as tradições locais.

 

 

SDR Bahia
Deixe uma resposta