16 de agosto de 2026

27 de fevereiro de 2026

Inscrições para curso gratuito de cuidador de idosos são prorrogadas em Valença

Programa Mulheres Mil oferece incentivo financeiro às alunas como apoio à frequência nas aulas.

Foram prorrogadas até a próxima quarta-feira, dia 25 de março, as inscrições para o curso de Cuidador da Pessoa Idosa, ofertado por meio do Programa Mulheres Mil, vinculado ao Pronatec. A iniciativa é voltada à qualificação profissional, especialmente de mulheres, com foco na inserção no mercado de trabalho.

De acordo com o edital nº 02/2026 / DG.Val, as interessadas podem realizar a inscrição em diversos pontos do município, incluindo unidades do IFBA, IF Baiano, CRAM, CREAS e CRAS. Também é possível se inscrever na sede da Secretaria de Políticas para Mulheres (SEMPRE), localizada na Rua Guilherme Paternostro, nº 95, ao lado da AMA.

Para efetuar a inscrição, é necessário apresentar documentos básicos, como carteira de identidade, CPF e, quando aplicável, o cartão do Bolsa Família.

O curso oferece ainda um incentivo financeiro às participantes, no valor de R$ 16 por dia de aula assistido, como forma de apoiar a permanência das alunas durante a capacitação.

A formação busca atender a uma demanda crescente por profissionais qualificados no cuidado com pessoas idosas, área que apresenta oportunidades de atuação em residências, instituições de longa permanência, hospitais e serviços de acompanhamento.

De acordo com a Secretaria de Políticas para Mulheres e Reparação Social, a qualificação é uma portunidade concreta de geração de renda e inserção no mercado de trabalho, especialmente diante do envelhecimento da população e da necessidade de mão de obra capacitada no setor. 

Deixe uma resposta