Inscrições abertas para oficineiros nas escolas estaduais
Apesar de ser um trabalho voluntário, o governo custeia as despesas de alimentação e transporte com o valor de R$ 1.100,00 por mês.
Os critérios para seleção de 10 mil oficineiros que atuarão nas escolas estaduais através do Programa Educa Mais Bahia já podem ser consultados na Portaria 166/2025, publicada no Diário Oficial do Estado de 14 de fevereiro de 2025. Nela, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) detalha as orientações e procedimentos para que as escolas estaduais implementem as oficinas educativas do Programa Baiano de Educação Integral Anísio Teixeira e procedam com a seleção dos interessados.
Os candidatos devem, preferencialmente, possuir o ensino médio completo, ter conta no Banco do Brasil e obrigatoriamente ser maior de idade.
Os oficineiros são voluntários responsáveis por conduzir as oficinas educativas, alinhadas aos projetos pedagógicos das escolas e aos interesses dos alunos. Eles serão selecionados dentro das comunidades escolares, valorizando talentos locais e profissionais que já desenvolvem atividades educativas, como artes, esportes, música e reforço das aprendizagens.
Serão destinados à cobertura de despesas de custeio, exclusivamente para ressarcimento de despesas com alimentação e transporte do voluntário, o valor de até R$ 1.100 (mil e cem reais) por oficina, mensalmente, durante a sua efetiva execução nos dias letivos do calendário escolar.
Há vagas para todos os municípios da Bahia.
Acesse a Portaria 166/2025 no Portal da Educação aqui:
PORTARIA 166_2025 Educa Mais Bahia.doc
Para se candidatar como oficineiro, é necessário se inscrever no site http://www.estadovoluntario.ba.gov.br, indicando a área que tem interesse em atuar e o município.