30 de abril de 2025

30 de janeiro de 2024

Grave acidente com lanchas próximo à Gamboa tem uma vítima fatal e vários feridos

Batida aconteceu no trecho marítimo entre Valença e Morro de São Paulo.

 

Gustavo Veloso Andrade morreu no acidente

 

Vídeo mostra lanchas colidindo em sentido contrário. 

 

No início da noite desta segunda-feira (7), ocorreu um grave acidente entre duas lanchas que faziam a travessia entre Valença e a Gamboa, na Ilha de Tinharé, em Cairu.

As duas embarcações se chocaram no meio do mar, nas proximidades do banco de areia conhecido como “Coroa”. Uma delas, de nome Safira, trafegava no transporte de passageiros em linha comercial e voltava do Morro de São Paulo por volta das 18 horas, com 11 passageiros. A outra, a Lipe e Lara, é de uso privado e também realiza passeios, mas não opera nenhuma linha entre os dois municípios. De acordo com relatos, a lancha particular estava com um marinheiro e mais duas pessoas a bordo, voltando da Marina, após passar por manutenção. Com o impacto, os dois veículos sofreram grandes danos no casco, tiveram partes destruídas, chegando a afundarem, mas foram rebocados para a praia com ajuda de diversos voluntários, logo depois do resgate das vítimas.

Cerca de 15 pessoas ficaram feridas com fraturas, alguns com traumatismo craniano e em estado grave.  Os primeiros atendimentos foram prestados na Unidade de Saúde da Gamboa. Devido ao número de vítimas, trabalhadores e moradores tiveram que ajudar a transportar as macas no embarque e no desembarque dos feridos.

Os pacientes, dentre eles uma mulher grávida, foram transferidos de lanchas com destino aos dois terminais: o de Valença e o Atracadouro Bom Jardim, de onde seguiram de ambulâncias para a emergência da Santa Casa de Valença. Entre os veículos que fizeram o deslocamento, ambulâncias de Valença, de Cairu, do SAMU e também enviadas por municípios vizinhos deram apoio no transporte terrestre até o hospital.

Foi confirmado o óbito de Gustavo Veloso Andrade, gerente do Sambass Café, conhecido restaurante localizado na segunda praia do Morro de São Paulo. De acordo com informações, ele já chegou no hospital sem sinais de vida e o corpo já foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Valença.

Outros dois pacientes mais graves aguardam transferência para outros hospitais. O quadro clínico deles é de traumatismo craniano e ainda correm risco de morte. Os demais estão estabilizados em observação no Pronto Socorro.

Ainda não se sabe o que causou o acidente, que deverá ser investigado sob o acompanhamento da Capitania dos Portos.

Deixe uma resposta