22 de abril de 2024

30 de janeiro de 2024

Governo da Bahia entrega viaturas para Valença

Estado e Ministério da Justiça entregaram equipamentos de segurança e anunciaram segunda edição do Pronasci na Bahia.

A Operação Pelô Forte 2023 – que tem foco na ampliação da segurança de baianos e turistas que visitam e trabalham no Centro Histórico de Salvador – foi lançada, no início da tarde desta segunda-feira (29), com a entrega de viaturas, armas e uma Central de Vídeomonitoramento localizada na sede do 18⁰ Batalhão da Polícia Militar (BPM/Centro Histórico).

 

A solenidade aconteceu no Largo São Francisco, no Pelourinho, e contou com a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, do governador, Jerônimo Rodrigues, do vice-governador, Geraldo Júnior, e do secretário da SSP, Marcelo Werner.

 

Além do lançamento da ação, a pasta também entregou drones e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Mais de R$ 12 milhões são empregados pelos Governos Federal e Estadual na manutenção da ação, aparelhamento das unidades e aquisição das ferramentas.

 

“Estamos empenhados em combater o crime com inteligência e de modo eficiente para oferecer maior tranquilidade aos baianos. É muito importante o apoio Governo Federal, que colabora com nossos esforços e nos ajuda com equipamentos que serão usados pelas forças policiais”, disse o chefe da pasta, Marcelo Werner.

 

Também participaram da solenidade a delegada-geral da PC, Heloísa Brito, os comandantes-gerais da PM e do CBM, coronel Paulo Coutinho e a diretora-geral do DPT, Ana Cecília Bandeira, além de outras autoridades estaduais.

 

Pelô Forte

 

Cerca de 190 policiais realizarão rondas ostensivas e preventivas na região do Pelourinho, Santo Antônio Além do Carmo, Centro, Baixa dos Sapateiros, Barroquinha, Rua Chile, Avenida Sete de Setembro, Piedade, Barra e Garcia.

 

Entre as unidades envolvidas aparecem os Comandos de Operações Policiais Militares (COPPM), de Policiamento Especializado (CPE), e de Policiamento Regional da Capital (CPRC) Baía de Todos os Santos (BTS), os Batalhões de Policiamento Turístico (BEPTur), de Choque (BPChoq) e de Reforço Operacional (BPRO), além dos Esquadrões de Polícia Montada e Águia, Operações Apolo e Gêmeos e as Rondas Especiais (Rondesp) BTS.

 

Central de videomonitoramento
A atividade destes policiais será reforçada com o auxílio de cerca de 100 câmeras, seis deles com equipamentos inteligentes do Sistema de Reconhecimento Facial, instalados em pontos estratégicos do Centro Histórico.

 

A tecnologia será monitorada 24 horas pelas equipes do 18⁰ BPM, já qualificadas por especialistas da Superintendência de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO) da pasta.

 

Novas viaturas contemplam Valença, no Baixo Sul

 

Noventa e cinco viaturas, de duas e quatro rodas, reforçarão às de unidades da PM de Salvador, Lauro de Freitas e Candeias, na Região Metropolitana, e nos municípios de Itabuna, Brumado, Barreiras, Feira de Santana, Euclides da Cunha, Valença, Eunápolis, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Ilhéus, Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Macaúbas, Ibotirama, Jequié, Itiruçu, Irecê e Itaberaba.

 

Os automóveis e motocicletas serão empregados em ações de combate ao crime organizado, tráfico de entorpecentes e prevenção a diversos delitos.

 

As viaturas foram adquiridas por meio de convênio com a Secretaria de Infraestrutura e emenda federal.

 

Combate a violência de gênero

 

 

Outros 15 veículos foram doados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Programa Nacional de Segurança e Cidadania, para o combate e prevenção à violência contra a mulher na Bahia.

 

Os 15 carros vão para a Operação Ronda Maria da Penha, da Polícia Militar, e para as Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (DEAMs), da Polícia Civil.

 

Outros equipamentos

 

Utilizados para localizar foragidos em áreas de difícil acesso e plantações de maconha em áreas de mata, além de auxiliar na produção de materiais para robustecer diligências, nove drones serão direcionados para as polícias Militar e Civil.

 

Cento e trinta e seis pistolas Beretta, 9 milímetros, e mais de três mil munições para o armamento também estão entre os equipamentos recepcionados durante o lançamento da operação.
Fonte: Ascom SSP Bahia / Repórter Márcia 
Santana
Deixe uma resposta