17 de janeiro de 2022

GASOLINA REDUZ PREÇO NESTE SÁBADO (20)

Só em 2021, a Gasolina havia subido 6 vezes

0 50

A PETROBRAS anunciou redução de preço da gasolina nas refinarias a partir deste sábado, dia 20 de março. É a primeira vez este ano que há queda, após uma ascensão inflacionária de seis aumentos seguidos só em 2021. Já o diesel, que aumentou cinco vezes e atingiu reajuste 41,6% somente este ano, não sofreu alteração.

As altas de preços são maiores que alta do salário mínimo e seguia sem trégua até agora. Considerando todos os reajustes do ano, a alta dos preços da gasolina superava os 54%. Com os novos reajustes, o litro da gasolina nas refinarias acumula alta de 34,78% de janeiro até março deste ano. Já o diesel subiu 27,72%.

A majoração nos preços dos combustíveis é argumentada pela Petrobras que diz seguir as cotações do petróleo no mercado internacional e a variação do dólar comercial no Brasil, mas especialistas rebatem que a produção em solo brasileiro deveria fazer com que o consumidor interno pagasse um preço mais acessível, uma vez que o impacto no bolso dos brasileiros é grande porque incide em outros produtos que também sofrem aumento num efeito cascata, aumentando o custo de vida, pesando na sobrevivência. Ou seja, interfere diretamente no preço de tudo que chega ao consumidor.

A partir deste sábado, é esperado que a diminuição da gasolina nas refinarias anunciada hoje pela estatal chegue até os postos de combustível, no valor final na “bomba”.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.