Estátua da Havan cai com ventania e internet relembra oração do Cabo Daciollo
Candidato a presidente em 2018, o ex-deputado evangélico gravou um vídeo lançando uma profecia de que as estátuas seriam destruídas. O nome dele chegou aos assuntos mais comentados no Twitter. Vários políticos e famosos comentaram que Daciollo previu o tombamento do símbolo americano erguido em frente às lojas do empresário Luciano Hang, apelidado por críticos de "véio da Havan".
Na manhã desta segunda-feira, 23 de maio, uma réplica da Estátua da Liberdade colocada pela rede varejista de lojas Havan numa filial localizada no litoral norte do estado do Rio Grande do Sul, despencou e foi ao chão após forte ventania, que havia sido alertada pela Marinha do Brasil.
A réplica da estátua que fica em Nova York, Estados Unidos, é símbolo da loja e, após ventos de 75 km/h, segundo meteorologistas, em Capão da Canoa, o monumento caiu e quebrou. Com a queda, um poste da rua também se inclinou e atravessou o “tronco” da “deusa romana” representada pela estátua, que sustenta uma tocha na mão direita e na esquerda, a declaração da independência dos EUA, com data escrita em números romanos. A edificação original foi declarada pela Unesco como Patrimônio Mundial, em 1984.
O local (em frente da Loja da Havan no RS) foi isolado pelo Corpo de Bombeiros e ninguém ficou ferido. Milhares de pessoas ficaram sem energia por causa da queda do poste que entortou com o peso da estátua.
Segundo a Havan, a escultura é feita de fibra de vidro, tem 20 metros de altura e 10 metros de base com peso de 3,6 toneladas.
Logo pela tarde, a empresa mandou reerguer a estátua e iniciou os reparos.
Assim que as imagens da obra caída no chão começaram a circular pela internet, um vídeo do Cabo Daciollo, candidato a presidente da República nas eleições de 2018, também viralizou. Internautas começaram a associar à profecia filmada onde o pastor repreende a Havan pela colocação das imagens nas lojas da rede e prevê a destruição dessas estátuas, “uma por uma”. Com o fato ocorrido na cidade gaúcha, o nome do político chegou aos assuntos mais comentados no Twitter.
O também ex-deputado afirma que são símbolos satânicos. O religioso acredita que a estátua da liberdade seja, na verdade, um “símbolo oculto do mal” – um ídolo a uma divindade de antigos cultos pagãos, e por isso atribuída ao “satanismo”.
No vídeo, gravado em 2018, Daciollo invoca o poder de Jesus Cristo contra a estátua e o episódio foi lembrado hoje após o vendaval que derrubou um das centenas espalhadas pela Havan, de propriedade do empresário Luciano Hang, que também projetou a fachada das lojas imitando a Casa Branca, residência oficial do presiente dos Estados Unidos.
As propagandas da Havan mostram que o uso do símbolo da democracia e da liberdade do povo americano é motivo de orgulho. O idealizador, Luciano Hang, é um dos homens mais ricos do Brasil e posta diversos vídeos se descrevendo como “patriota”.
A jornalista Raquel Sherazade, crítica ferrenha ao Presidente Jair Bolsonaro, publicou no Instagram sobre a previsão de Daciollo que tomou conta da internet e chamou de “cafona” o monumento tombado, além de apimentar o assunto com fazendo uma ligação ao “bolsonarismo”.