Espetáculo do Baixo Sul será apresentado no Festival da Ostra
Apresentação acontece no Quilombo Kaonge neste domingo (15), aberto ao público.
Dar vida e vozes aos personagens da História da Independência do Brasil na Bahia, é um dos obje-tivos do Espetáculo “O Theatro da Independência – Se as personagens falassem”.
De forma bem-humorada apresenta-se a visão de alguns protagonistas da independência, como o Corneteiro Lo-pes, Tambor Soledade, Maria Quitéria e Maria Filipa.
A apresentação acontece na Comunidade do Quilombo do Kaonge, em Cachoeira – Bahia, neste domingo (15), aberta ao público.
A peça escrita por Adriano Pereira e Chico Nascimento (Tata Mangolegi), foi preparada especial-mente para as comemorações do Bicentenário da Independência na Bahia. Montada em tempo recorde, teve sua estreia em Valença, na Praça da República, em julho deste ano, assistida e re-cepcionada sob aplausos e bons comentários do público.
Ator e coautor do projeto, Adriano Pereira explica que a escolha de apresentar a peça no Quilom-bo do Kaonge, em Cachoeira foi estratégica:
“Como estamos revisitando personagens pouco co-nhecidos, queríamos colocá-los em contato próximo com o público da localidade onde eles vive-ram e percebermos como os conhecem e quais as percepções que têm deles. O episódio com o tambor Soledade foi imortalizado em uma pintura à frente da Câmara de Cachoeira e está lá até hoje. É um personagem negro, pouco conhecido da história. Daí escolhemos o Kaonge. É também nossa forma de apoiar a luta destas comunidades, principalmente após o assassinato de Mãe Ber-nadete”.
A peça destaca a participação feminina e coloca como protagonista a recém reconhecida heroína negra, Maria Felipa, enfrentando o machismo existente e a tentativa de anular a existência da vida da personagem que lutou bravamente no Território da Ilha de Itaparica. Após o espetáculo, o público participa de um bate papo com elenco e direção, trocando impressões sobre o espetáculo e sua visão das personagens.
O elenco é composto pelos atores Adriano Pereira, Everton Bacélla, e Matheus Zumborí e pela atriz Flávia Fonseca.
Contemplado pelo Edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência da Bahia, da FUNCEB – Secretaria de Cultura, o projeto tem apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Ba-hia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Funceb/SecultBa) e realizará ainda uma apresentação em novembro na cidade de Feira de Santana.
Acesse o instagram:
https://www.instagram.com/p/CyLwJ6SgwvQ/