14 de abril de 2024

30 de janeiro de 2024

Escolas estaduais mobilizam estudantes para as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)

 

 

As escolas da rede estadual de ensino estão mobilizadas para a realização das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que serão realizadas a partir do dia 23 de outubro, em todo o país.

A avaliação, que é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), subsidiam no diagnóstico da Educação Básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante, além de oferecer elementos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas.

As avaliações são aplicadas em escolas públicas e privadas, localizadas em zonas urbanas e rurais, que possuam estudantes matriculados no 2º ano, no 5º ano e no 9º ano do Ensino Fundamental e na 3ª série e 4ª série do Ensino Médio e suas modalidades, como Educação Profissional e Tecnológica e, também, para turmas de creche ou pré-escola da etapa da Educação Infantil. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, destacou que o Estado desenvolve uma série de ações com foco na qualidade da educação. Ela citou, como exemplo, questões como o uso de plataformas digitais para recomposição da aprendizagem; a realização de aulões e simulados; a aplicação de provas de Língua Portuguesa e Matemática pelo Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe), realizadas de 2 a 27 de outubro, além da valorização da carreira do magistério público estadual.

Ela chama a atenção, no entanto, que um dos critérios para os indicadores do SAEB é a participação dos estudantes.

“É muito importante o engajamento de todas as redes públicas de ensino para que possamos garantir a participação nas avaliações do Saeb. A taxa de participação é um critério para divulgação dos resultados das aplicações censitárias. Tenho certeza do compromisso e do engajamento das nossas escolas, dos dirigentes, educadores e, principalmente, dos nossos estudantes”, afirmou.

Foto: Amanda Chung
Deixe uma resposta