4 de dezembro de 2024

30 de janeiro de 2024

0

0

Escolas estaduais do Baixo Sul são condecoradas por resultados no IDEB

NTE-06 festejou a segunda colocação na Bahia no percentual de escolas com metas batidas.

 

Na noite dessa quarta-feira, 23 de outubro, aconteceu uma solenidade promovida pelo Núcleo Territorial de Educação do Baixo Sul/NTE-06, para homenagear as escolas estaduais que atingiram e superaram as metas no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Dentre os 27 territórios de identidade, o Baixo Sul ficou em segundo lugar em número de escolas estaduais que alcançaram e superaram as metas estabelecidas pelo MEC.

“Tivemos um número expressivo de unidades escolares com esses resultados. Essa conquista envolve uma série de ações que elevaram a qualidade da Educação: diversos programas e projetos como o Gestão da Aprendizagem, da Fundacão Getúlio Vargas – FGV, o “Bolsa Presença” e o “Pé de Meia”, visando ao combate da evasão escolar, investimentos do Governo do Estado na melhoria na infraestrutura das escolas, que foram modernizadas e prédios novos construídos, equipamentos e mais recursos financeiros nas contas das escolas para incremento nas ações pedagógicas, destacou Josélia Santos, diretora do NTE-06/ Valença.

O IDEB mede a qualidade do ensino por meio de uma prova verificadora da aprendizagem dos alunos, nas disciplinas de Português e Matemática. Das 23 escolas do âmbito do NTE-06, 10 se destacaram e receberam uma placa comemorativa e os agradecimentos do Núcleo Territorial e da SEC.

A condecoração aconteceu no Restaurante Amoré e reuniu a equipe do NTE-06, gestores, coordenadores e a representante da SEC/ Superintendência de Políticas para Educação Básica – SUPED, Lívia Santana.

O jornalista Levi Vasconcelos esteve presente e destacou o empenho das escolas do Baixo Sul em sua coluna no Jornal A Tarde.

Ainda segundo Josélia, os números do IDEB apresentados pelas escolas homenageadas se devem a uma parceria com a professora Rosângela Góes, que desenvolveu e aplicou nas unidades o projeto “Aprendizagem Essencial”, numa abordagem das competências e habilidades em avaliações externas estaduais e federais como o ENEM, o SAEB e o SABE.

Premiação em recursos 

O Governo do Estado destinará R$ 520 mil entre as escolas cujos alunos tiveram maior frequência nas provas do SAEB.

Já as escolas que atingiram a meta ou a superaram receberão R$ 9 milhões rateados entre elas.

Proporção das escolas do Baixo Sul com boas notas é destaque na Bahia

Na Bahia, 243 escolas atingiram a meta do IDEB. No Baixo Sul, o NTE-06 alçou cerca de 50% de suas unidades, sendo uma boa representação exitosa do território em nível estadual.

A diretora Josélia ressaltou que esse trabalho continua e que as escolas já se preparam para ampliar os resultados.”Vamos intensificar as ações para chegar ainda mais alto”, finalizou.

Professora Josélia Santos, diretora do NTE-06, e equipe do Colégio Estadual de
Tempo Integral Cândido Meireles, de
Cairu-BA, uma das premiadas pelos
resultados no IDEB.

 

Reportagem: Luana Figueiredo
Deixe uma resposta