20 de março de 2025

30 de janeiro de 2024

Enquanto Gandu oferece terreno pra Hospital Regional, Valença tem a estrutura pronta

Hotel Portal Rio Una é a alternativa mais rápida para que o maior sonho do Baixo Sul se torne realidade.

 

Opinião: Por Luana Figueiredo 

 

No último sábado, dia 20 de maio, o Governador Jerônimo Rodrigues esteve em Gandu inaugurando e autorizando várias obras. Na cerimônia, o prefeito Leo de Neco aproveitou a oportunidade para oferecer o terreno para a construção do hospital regional do Baixo Sul. Logicamente, ele puxou para a sua cidade e tomou a providência na intenção de viabilizar mais rapidamente para que o Estado faça a sua parte: elabore o projeto e licite a obra.

Enquanto isso, o mais óbvio, todos sabem, é que a instalação seja em Valença, a maior cidade do território, com cerca de 100.000 habitantes, sede da região turística Costa do Dendê, que possui um Aeroporto que serviria para urgência e emergência aérea, a maior rede de clínicas e  número de profissionais de saúde disponíveis, universidades, etc. Enfim, é município estratégico e o polo da região: a sede do Território de Identidade do Baixo Sul.

Hospitais Regionais existentes estão nos principais municípios das regiões da Bahia

Nas outras regiões da Bahia, TODOS os hospitais regionais foram instalados pelo Governo Estadual na principal cidade, sempre no polo econômico. Alguns exemplos: Irecê (Irecê); Ibotirama (Velho Chico); Guanambi (Sertão Produtivo); Juazeiro (Sertão do São Francisco); Itaberaba (Chapada Diamantina); Santo Antônio de Jesus (Recôncavo); Teixeira de Freitas (Costa das Baleias / Extremo Sul); Ilhéus (Costa do Cacau / Litoral Sul); Porto Seguro (Costa do Descobrimento).

Portanto, como o nosso site já chamou atenção, o Governo do Estado PRECISA considerar Valença como PRIORIDADE nos investimentos estruturais de cunho regional – como o HOSPITAL REGIONAL DO BAIXO SUL – para melhorar o fluxo de atendimento em Saúde de média e alta complexidade.

Hotel Portal Rio Una é a melhor opção

Em Valença, existe uma estrutura pronta e ociosa que é o antigo Hotel Portal Rio Una, localizado no bairro da Graça, num ponto estratégico, em frente à Policlínica Regional de Saúde, com facilidade de estacionamento, carga e descarga de materiais, quartos que poderiam se transformar em leitos e com um cais próprio, ao fundo da propriedade, para atracação à beira do Rio Una, podendo servir às ilhas de Cairu, recebendo as ambulanchas com pacientes, sem a necessidade do translado terrestre, o que ajudaria a salvar vidas dos moradores do arquipélago.

O imóvel está fechado e disponível desde a pandemia da Covid-19. Possui ampla recepção, salas, auditório para eventos, almoxarifado, etc. Além disso, não tem previsão de funcionamento para receber hóspedes e parece ser ligado à empresa Sinart e ter algum vínculo com o Governo do Estado.

Com todas as condições de se tranformar no tão sonhado Hospital Regional, só precisaria receber os equipamentos, contratar profissionais e uma organização social para a gestão em Parceria Público Privada, com atendimento pelo Sus.

O exemplo já aconteceu em Lauro de Freitas, aonde o antigo Hotel Riverside rapidamente se tornou um hospital na época do pico do coronavírus. E foi o Governo da Bahia que realizou as adaptações.

Quem sabe uma parceria para um Hospital Universitário, já que em Valença existem cursos na área de saúde, uma faculdade de Medicina e tudo mais?

Todos os municípios circunvizinhos seriam beneficiados e tudo seria bem mais ágil. As fases de doar terreno, fazer projeto, licitar a obra de engenharia, equipar, mobiliar, e depois ainda contratar a gestora, levariam anos e ninguém quer mais esperar.

A proposta, se concretizada, impacta e beneficia toda a região, uma vez que Valença já tem, como se diz, mais do que meio caminho andado.

 

Deixe uma resposta