22 de abril de 2024

30 de janeiro de 2024

Enem acontece no próximo domingo

Provas do Exame Nacional do Ensino Médio serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro para mais de 3 milhões de estudantes em todo o país.

 

As provas do Exame Nacional do Eensino Médio 2021 serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro.

Neste domingo, primeiro dia do Enem, terá 90 questões objetivas de linguagens, ciências humanas e a prova de redação. No segundo dia (28/11), matemática e ciências da natureza.

No Enem, os portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília).

Horário de realização das provas:

– Início das provas: 13h30.
– Término das provas no 1º dia: 19h.
– Término das provas no 2º dia: 18h30.

Regras para evitar o contágio pelo novo coronavírus (o descumprimento poderá levar a eliminação dos candidatos):

O uso de máscara será obrigatório;

Pessoas acometidas ou com sintomas de COVID-19 e outras doenças infectocontagiosas, nos dias de realização das provas, não devem comparecer aos locais de aplicação;

As pessoas consideradas de grupos de risco (idosos, gestantes e pessoas com doenças respiratórias ou que afetam a imunidade) receberão tratamento diferenciado no ensalamento. A ocupação nessas salas será de até 25% da capacidade máxima;

O distanciamento entre participantes e aplicadores e os protocolos de proteção contra a COVID-19 deverão ser respeitados em procedimentos como ida ao banheiro e vistoria de materiais e lanches;

As escolas serão higienizadas antes da aplicação do exame e organizadas também para garantir um distanciamento social adequado com disponibilização de álcool em gel nas salas.

Ir bem na redação pode ser um diferencial para o candidato:

Nesta edição, o tema será o mesmo, tanto para o Enem impresso quanto para o digital e, em ambas modalidades, o texto deverá ser feito à mão. Por isso, é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

Para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, e o Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, é necessário não ter tirado zero na redação.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza todos os anos, conforme previsto no edital do exame, uma cartilha com os detalhes da correção. Ainda não foi disponibilizada a cartilha do Enem 2021. Documentos de anos anteriores, com exemplos de redações que receberam a nota máxima, 1 mil, estão disponíveis na página da autarquia para consulta.

Preparação de alunos baianos:

As escolas estaduais desenvolvem, durante todo o ano letivo, conteúdos pedagógicos e projetos com foco no ENEM. Além disso, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realiza o projeto ENEM 100%, que visa contribuir para o acesso dos estudantes à Educação Superior e que abarca ações estratégicas, como aulões virtuais dos diferentes componentes curriculares, transmitidos nas redes sociais da SEC e na TV Educa Bahia; a disponibilização no Portal da Educação de mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais da Plataforma Anísio Teixeira; e também a disponibilização de conteúdos de 12 instituições de Ensino Superior da Bahia.
Destaca-se, ainda, para roteiros de aprendizagem elaborados por professores da rede estadual e para o Programa Universidade para Todos (UPT), desenvolvido em parceria com as quatro universidades estaduais (UNEB. UESC, UEFS e UNEB) e a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), e que se consolidou como uma política pública de inclusão e de acesso de estudantes e egressos da rede estadual de ensino ao Ensino Superior.
Confira os locais de prova, que já estão disponíveis na Página do Participante.

Acesse: https://enem.inep.gov.br/participante

Deixe uma resposta