7 de agosto de 2022

Encerramento do Projeto Origens de Garapuá tem ampla programação online e presencial

Estreia do documentário Enseada, bate-papo sobre economia natural, premiação, mentoria, oficinas e outras ações acontecem até 28 de março.

0 91

Realizado pelo Instituto Íris, o Projeto Origens movimentou o pequeno vilarejo de Garapuá desde janeiro, com o propósito de realizar ações que promovam o resgate e preservação da história, cultura e sustentabilidade ambiental da vila paradisíaca, conhecida pelo povo acolhedor e águas calmas. Uma destas ações foi a produção do documentário Enseada, que terá estreia oficial online, como parte da programação neste fim de semana (27 e 28).

No sábado, dois curta-metragens com temática sustentável serão exibidos pelo canal do instituto no Youtube, às 18h. Em seguida, às 19h, no perfil @institutoirisoficial do Instagram, a diretora executiva, Lila Lopes, vai conduzir um bate-papo sobre economia natural e sustentável com o fundador da Organização Socioambiental Pró-Mar e CEO da Carbono 14, Zé Pescador.

Já no domingo, além de mutirão de limpeza na praia pela manhã, de novo pelo Instagram será transmitida a live “Projeto Origens de Garapuá”, com anúncio dos vencedores do edital de sustentabilidade Garapuá Criativo, que terão prêmios de até R$1.500. Neste evento, entre os convidados, terá o cineasta e jornalista Lula Oliveira, responsável pelo documentário que será lançado logo em seguida, às 19h, pelo Youtube.

A programação contempla ainda a mentoria histórico-cultural online para professores e diversas atividades presenciais, ao ar livre, como a oficina de co-criação ambiental e de horta comunitária, distribuição da cartilha produzida para a comunidade e visitantes e intervenções artísticas com pintura de muros. As ruas de Garapuá vão ganhar novos nomes e placas decorativas com mensagens positivas. Todas estas ações serão realizadas respeitando os protocolos sanitários decorrentes da pandemia.

“O sentimento, nesta reta final, é de satisfação e orgulho. Apesar das adversidades causadas pela pandemia, conseguimos ajustar o cronograma, fazer as adaptações necessárias para promover ações alinhadas com o propósito do projeto, com segurança e participação dos moradores”, celebra Lila Lopes, diretora executiva do instituto, frequentadora da região e idealizadora do projeto.

Enseada – Inspirado na formação geográfica que acolhe Garapuá, o documentário Enseada foi gravado em janeiro deste ano com seus nativos e um dos mais antigos visitantes. Com 37 minutos de duração, o média-metragem resgata a história e cultura da região. “O filme é um retrato direto da percepção que a própria comunidade tem de si mesma. Provocamos as questões primordiais muito bem refletidas no argumento de Lila Lopes nas entrevistas com os personagens dessa estória e também na construção das imagens e do ritmo do filme que busca dialogar com os sons, silêncios e paisagens de Garapuá. Muito feliz com o resultado, principalmente por contribuir com a memória e a salvaguarda desse paraíso na Costa do Dendê, na Bahia”, celebra o cineasta.

Projeto Origens – Idealizado pelo Instituto de Responsabilidade e Investimento Social (ÍRIS) e produzido pela AU Marketing com Propósito, o Projeto Origens consiste no resgate, valorização e preservação da cultura, da comunidade e do meio ambiente através de diversas ações, entre elas, a produção de um documentário, mentoria para professores, um concurso de sustentabilidade e oficinas educativas.

Tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Íris – O Instituto Íris é uma organização sem fins lucrativos com atuação na Bahia e em outros estados há 22 anos, e atende diversas empresas, públicas e privadas que desenvolvem projetos de impacto social positivo, a exemplo do Shopping da Bahia e de outros equipamentos da Refe Aliansce Sonae, administradora do Shopping da Bahia.

PROGRAMAÇÃO

27/03 – Sábado

9h – intervenções artísticas e oficina de pintura no Centro de Convivência;

10h – oficina de horta comunitária;

15h – intervenções artísticas e oficina de pintura no Centro de Convivência;

Mentoria histórico-cultural online para professores;

18h – cinema na rede com exibição curta-metragens com temática sustentável;

19h – bate-papo no Instagram sobre economia natural e sustentável com Zé Pescador (Pró-mar e Carbono 14);

19h30 – oficina de co-criação ambiental.

28/03 – Domingo

8h – mutirão de limpeza da praia;

10h – intervenção artística com pintura de casa abandonada;

Mentoria histórico-cultural online para professores;

18h – distribuição da cartilha;

18h – live “Projeto Origens de Garapuá” no Instagram;

18h30 – resultado do edital Garapuá Criativo na live;

19h – exibição do documentário “Enseada” no Youtube.

Ficha técnica do documentário

Título: Enseada

Duração: 37 minutos

Formato: Média metragem

Gênero: Documentário

Argumento: Lila Lopes

Roteiro: Lila Lopes & Momó de Abreu

Direção: Lula Oliveira

Assistente de direção: Ana Luiza Penna

Direção de fotografia: Davi Caires

Fotografia adicional: Momó de Abreu

Som direto: Ana Luiza Penna

Produção executiva: Lula Oliveira

Produção: Violeta Martínez

Montagem: Momó de Abreu

Finalização (imagem e som): Nuno Penna

Administrativo-financeiro: Adler Paz

 

Fonte: Assessoria de Comunicação / Produção: Docdoma Filmes

Mariana Ramos

Lila Lopes
Gravação
Zé Pescador
Lula Oliveira
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.