22 de abril de 2024

30 de janeiro de 2024

Em Valença, Unidade de Beneficiamento de Dendê está quase pronta

Agroindústria, construída pelo Governo da Bahia no Distrito do Jequiriçá, vai agregar valor à produção e gerar renda aos agricultores familiares.

 

A unidade de beneficiamento de dendê da Associação dos Agricultores Familiares e Produtores Rurais de Cascalheira do Jequiriçá, instalada no município de Valença, está quase pronta para iniciar os trabalhos e gerar mais renda para as famílias agricultoras e mais qualidade ao dendê do Baixo Sul da Bahia.

Com a obra já estruturada, agora são os maquinários, que realizam a transformação do dendê em óleo, que passam por reformas, como o tacho de cozimento, a peneira, o debulhador, digestor e tanques.

O convênio entre a Associação de Pequenos Agricultores Cascalheira do Jequiriçá e o Governo da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR – beneficia diretamente 29 famílias. 

O Investimento na obra é de R$ 903.357,19 (novecentos e três mil, trezentos e cinquenta e sete reais e dezenove centavos).

Os serviços estão sendo executados para conclusão da obra física da unidade de beneficiamento de dendê, além da requalificação dos equipamentos, assistência técnica e extensão rural (ATER), por meio do projeto da CAR – Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, o Bahia Produtiva, que é cofinanciado pelo Banco Mundial.

A terraplanagem, o acompanhamento de avaliação técnica das instalações e a assistência técnica profissional são, dentre outros, foram das etapas de responsabilidade da Prefeitura de Valença com o Governo do Estado e a comunidade da Cascalheira.

 

 

Deixe uma resposta