Em protesto pela lentidão da obra de pavimentação, moradores de Itamari e Nova Ibiá bloqueiam estrada e cobram providências do Governo do Estado
População e motoristas que trafegam pelo local queimaram pneus, seguraram cartazes e interromperam o trânsito para cobrar melhoria na infraestrutura. SEINFRA Estadual explica que empresa descumpriu o contrato.
Na manhã desta quarta-feira (19), moradores de Nova Ibiá e Itamari bloquearam a estrada que liga os dois municípios. O trecho continua em estado precário, com muitos buracos, o que atrapalha o fluxo de veículos e prejudica a economia.
A manifestação na BA-537 foi realizada para chamar a atenção do Governador Jerônimo Rodrigues (PT), já que a estrada passa por uma obra há três anos, com ritmo lento, sem a devida conclusão. Atualmente, a requalificação está paralisada.
Os participantes do ato disseram que perderam a paciência e exigem a solução imediata do problema, pois o deslocamento para quem precisa percorrer os mais de 10 quilômetros da via é um transforno que tem gerado defeitos mecânicos constantes nos veículos, atrasos e prejuízos, além do risco de acidentes por causa da falta de sinalização horizontal e das péssimas condições da rodovia.
A responsabilidade pela execução da pavimentação é da Secretaria Estadual de Infraestrutura (SEINFRA-BA), que enviou explicações sobre a interrupção dos serviços. De acordo com o órgão, a empresa contratada não cumpriu prazos e exigências do projeto e passa por processo de distrato com o governo.
“A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informa que o processo de rescisão junto à empresa que havia vencido a licitação para pavimentação dos 10,4 km da BA-537, entre Nova Ibiá e Itamari, já está em andamento após a mesma ter sido notificada por diversas vezes pelo não cumprimento do contrato da obra”
Pelo tempo que passou desde que a obra foi anunciada, certamente o Governo da Bahia deverá realizar nova licitação para a contratação de uma empresa de engenharia que excute a finalização, o que significa mais espera para a população das duas cidades.
Itamari e Nova Ibiá ficam localizadas próximo a Gandu, no Baixo Sul baiano.