11 de agosto de 2022

Defesa Civil de Valença alerta sobre a possibilidade de fortes chuvas e raios

Comunicado foi divulgado através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que não informou se já existem empresas especializadas previamente contratadas pelo município e de plantão neste final de semana.

0 342

 

Com a previsão de muita chuva, ventos fortes e trovoada em Valença, a Defesa Civil Municipal faz um alerta principalmente aos donos de barcos e pescadores, para que tenham cuidado ao sair para pescar. O Climatempo emitiu um comunicado que relata grandes áreas de instabilidade tropical e risco de temporais que seguirão durante o final de semana.

O coordenador do órgão, Balbino Bezerra, fez ainda um alerta à população de Valença , “que nesse período, as pessoas tenham o maior cuidado com árvores, principalmente as de grande porte que ficam próximas a fiação elétrica para não estacionar carro. Ligar para o 190 (Cicom), alertando a Defesa Civil, sempre que tiver uma queda de árvore ou mesmo qualquer situação que envolva acidente, edificações, que possa ter problemas com esses ventos fortes que estão por vir”.

Vários municípios de Bahia estão passando pelas mesmas dificuldades decorrentes das fortes chuvas, com trovões e ventania.

“Não jogar lixo no chão e evitar construções em local irregular é fundamental”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Borges, que acrescenta ainda que o prefeito orientou para que a gestão municipal fique alerta e de prontidão em caso de necessidade em virtude das fortes chuvas e ventos.

Uma observação importante é que já é de praxe que todos os anos, sempre no início de dezembro, ocorrem raios e trovões. Outra é que, o fato de membros da gestão municipal estarem em prontidão pode não ser suficiente dependendo da intensidade das chuvas. O terceiro ponto é que já deu tempo de contratar empresas especializadas de manutenção de vias públicas, cujos serviços são realizados posteriormente ao problema, mas a contratação feita antes de acontecer, com planilha global de serviços comuns, de modo geral, definidos e precificados em concorrência pública, mas que são feitos por medição ao passo que vão sendo necessários. Ou seja, trata-se de um contrato prévio que prevê qualquer tipo de execução em manutenção de vias públicas,  que permite sanar rapidamente os defeitos nas ruas acionando a empresa contratada para atendimento imediato assim que a demanda aparece.

ESTADO DE EMERGÊNCIA 

Valença está em estado de emergência, através do Decreto 4.277/2021, publicado no Diário Oficial do município, após prejuízos causados pelas chuvas já ocorridas na cidade. Segundo a Sema, a justificativa é preparar a municipalidade para enfrentar os possíveis desastres naturais nos próximos dias.

O decreto prevê ações imediatas para minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas. O conteúdo diz ainda que Valença vem experimentando um quadro crítico decorrente de chuvas torrenciais que vêm assolando toda essa região, que ocasionou diversos danos, cono destruição das estradas, deslizamento de terra, famílias desabrigadas, residências alagadas, etc

Um laudo técnico emitido, que elencou todo esse cenário caótico em Valença, garantiu o dispositivo jurídico que encurta o rito burocrático de contratações das equipes que poderão sanar esses problemas e a previsão é que, pelo tempo que o decreto foi publicado, 12 de novembro, todas as empresas especializadas em drenagem e recuperação já podem estar a postos para fazer as devidas contenções imediatas aos prováveis estragos deste primeiro final de semana de dezembro. Essa informação não foi divulgada.

 

Com informações da Secretaria de Meio 
Ambiente.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.