17 de abril de 2024

30 de janeiro de 2024

DataFolha divulga pesquisa para Governador da Bahia, Senador e Presidente

Diferença entre ACM Neto e Jerônimo diminuiu desde o último levantamento do instituto.

 

A pesquisa Datafolha, contratada pela Rádio Metrópole, divulgada nesta quarta-feira (14), mostra os números de intenção de votos para Governador da Bahia, Senador e Presidente da República.

Pesquisa estimulada para Governador 

Segundo a pesquisa estimulada (quando se menciona os nomes dos candidatos), o candidato do União Brasil, ACM Neto, lidera a disputa com 49%. O segundo colocado é Jerônimo (PT), que aparece com 28%; seguido de João Roma (PL), com 7%. Giovani Damico (PCB), Marcelo Millet (PCO), e Kleber Rosa (PSOL) marcaram 1%.

Em comparação com a pesquisa anterior, ACM Neto caiu cinco pontos. A diferença entre Neto e Jerônimo diminuiu 17 pontos desde a segunda quinzena de agosto.

Pesquisa espontânea para Governador 

No cenário da pesquisa espontânea (quando não se coloca os nomes dos postulantes), o candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, foi quem teve o maior aumento percentual, subindo 11 pontos: de 7% para 18% das intenções de voto. Os votos destinados a Jerônimo também aumentam quando considerados aqueles que dizem que votarão no candidato apoiado por Lula (PT) ou do PT, que somam 2%.

ACM Neto (UNIÃO) se mantém na liderança, com 34%. João Roma (PL) subiu na espontânea, saindo de 2% para 4% das intenções de voto.

O atual governador da Bahia, Rui Costa (PT), que não disputa a eleição, foi mencionado por 1% dos entrevistados.

Em branco, nulo ou nenhum somam 4% das intenções na espontânea

Partido preferido 

A pesquisa também aponta que, na Bahia, 41% dos eleitores declaram o PT como partido preferido.

Com isso, o candidato da sigla ao Governo do Estado, Jerônimo Rodrigues lidera a preferência de voto entre esse eleitorado com 49%, ante 25% do último levantamento. ACM Neto caiu de 48% para 40% entre os eleitores que preferem o PT.

33% dos eleitores ainda não sabem em quem votar

Boa parte dos eleitores baianos ainda não sabe em quem votará nas eleições deste ano ao governo do estado. A pesquisa Datafolha apontou que 33% dos entrevistados não souberam responder, espontaneamente, em quem votariam. O número de indecisos ainda é alto, mas já caiu em relação à primeira rodada de pesquisa do mesmo instituto.

Pesquisa estimulada par Senador

A pesquisa aponta que o senador e candidato à reeleição, Otto Alencar (PSD), lidera a disputa ao Senado, com 39% das intenções de votos.

O deputado federal Cacá Leão (PP) permanece em segundo lugar, com 16%. Raíssa Soares (PL) aparece com 8%.

Cícero Araújo (PCO) tem 3% ante 6%, Tâmara Azevedo (Psol) tem 4% (antes tinha 3%), e Marcelo Barreto Luz para Todos (PMN) aparece com 3% ante 4%. A pesquisa aponta que brancos e nulos somam 14%, já não sabem é de 14%. O nível de confiança é de 95%.

Avaliação do Governo Rui Costa

A gestão do governador Rui Costa (PT) permanece bem avaliada pelos eleitores baianos, O levantamento mostrou que 49% dos entrevistados consideram o governo Rui ótimo ou bom. O número é dois pontos percentuais acima do visto no primeiro levantamento.

Outros 32% consideram a gestão regular e 15% ruim ou péssimo.

Números para presidente

 

Segundo o levantamento, se a eleição presidencial fosse hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 62% das intenções de votos na Bahia, oscilando 1 pp. para cima na comparação com a pesquisa anterior do dia 24 de agosto. Já o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) teria 20%, e Ciro Gomes (PDT) teria 7%, mesmo número da sondagem anterior.

O levantamento estimulado aponta ainda que Simonet Tebet (MDB) cresceu de 1% para 3%. Já Vera Lúcia (PSTU) e Soraya Thronicke (UNIÃO), que não pontuaram na anterior, subiram para 1%.

Felipe d’Avila (NOVO) Léo Péricles (UP), Vera Lúcia (PSTU), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB)  e Constituinte Eymael não pontuaram. Branco, nulos e nenhum somaram 4% e 4% não souberam responder.

A pesquisa ouviu 1.212 eleitores e foi realizada entre 12 e 14 de setembro. A margem de erro é 3 pontos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BA-05325/2022 e BR-07455/2022.

 

Fonte: Metrópole

Imagem: Reprodução | Exame

Deixe uma resposta