30 de abril de 2025

30 de janeiro de 2024

CURTA METRAGENS BRASILEIROS SERÃO EXIBIDOS NA JORNADA TRANS DOMINGO EM VALENÇA

 

 

Quatro curta-metragens brasileiros serão exibidos gratuitamente no Theatro Municipal a partir das 15:30 horas nesse domingo. A exibição é parte da programação da primeira Jornada Trans Cidadania, que se inicia, a partir das 9 horas, no espaço.

A Jornada promovida pela SEMPRE, Secretaria de Mulheres e Reparação Social, da Prefeitura de Valença, terá além da exibição uma roda de conversa com os participantes. Pela manhã acontece uma mesa tendo como tema: “Vivencias, saúde e cidadania da população trans”.

No teatro, domingo, serão oferecidos atendimentos jurídicos, encaminhamentos para retificação de nome social, serviços de saúde como testagem de IST, atendimento psicológico e aferição de pressão arterial, além visibilizar o empreendedorismo com a feira trans-colaborativa oferecendo cortes de cabelo e penteados com tranças.

Haverá também rodas de conversa promovidas pelo IFBA sobre perigos da Internet para pessoas LGBTQIAPN+  e outra sobre empreendedorismo com o Sebrae/CDL e Banco do Nordeste.

À tarde, a partir das 15:30, serão exibidos os seguintes curta-metragens:

TAILOR – Vencedor dos prêmios Barcelona Short Film International Festival como melhor filme experimental e do Queer Lisboa, o curta de 2017, é baseado na obra de Tailor, cartunista transgênero que compartilha em sua página na internet experiências de outras pessoas trans e seus desafios dentro da sociedade. Um documentário animado sobre pessoas trans, feito por pessoas trans.

 ‘À luz do Dia’ – Emprego para Mulheres Trans, por quê não? – Pelas ruas de São Paulo, o documentário aborda as dificuldades enfrentadas por diversas travestis e transexuais na busca por um emprego formal no mercado de trabalho. Com experiências, idades, formações, carreiras e histórias de vida completamente diferentes, todas têm o mesmo problema: a falta de oportunidades.

TRANSBORDANDO AMOR – Antes da transição de gênero, o Gab Meinberg tinha medo de se deparar com um mundo de preconceito e intolerância. Mas, ao iniciar esse processo de se encontrar, ele conheceu pessoas que estavam nessa mesma jornada e trouxeram muito amor para a vida dele. Transbordando Amor é um documentário lindão da #vintepoucosfilmes que fala um pouco sobre o processo de transição de um grupo de homens trans, e do que eles descobriram de positivo nessa jornada pela busca de suas identidades.

TATIANA – MEMÓRIAS DE UMA TRAVESTI – No curta de 2022, Tatiana está à beira da morte, seu subconsciente a faz relembrar seus momentos mais felizes. Uma história para refletir sobre como a comunidade trans e travesti sofre em nossa sociedade.

TEXTO: Adriano Pereira

Deixe uma resposta