12 de agosto de 2022

Conferência Intermunicipal de Educação acontece nesta sexta (10)

Municípios do Baixo Sul se integraram para realizar momento de participação social, monitoramento e avaliação do cumprimento dos planos de educação.

0 35

 

Nesta sexta-feira, 10 de dezembro, acontece a Conferência Intermunicipal de Educação no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Gandu.

14 municípios do Baixo Sul realizam conjuntamente o evento que reúne educadores e sociedade civil para discussões para melhoria da educação, sempre orientados pela Constituição Federal, pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e demais documentos referenciais.

Delegados eleitos nas pré-conferências propõem, discutem e avaliam as práticas de políticas educacionais, além de definir metas e estratégias que podem se transformar em política pública. As contribuições e propostas aprovadas nas plenárias dos eixos devem ser sistematizadas, aprovadas pela plenária final e encaminhadas ao Fórum Estadual de Educação, para que sirvam de subsídio nas discussões da conferência estadual.

O encontro também é uma  preparação para a Conferência Nacional de Educação – CONAE que será realizada no ano que vem, assim como a COEED na Bahia.

O formato da Conferência realizada no Baixo Sul é significativo, pois possibilita uma perspectiva de planejamento de acordo com as especificidades do território e permite o desenvolvimento educacional na região como um todo. A visão territorial da Educação pode abrir horizontes para reverter os baixos níveis de aprendizagem registrados, com ênfase no desenvolvimento humano e na formação cidadã que considere, finalmente, as vocações e os potenciais econômicos do Baixo Sul.

CONAE 2022

Dentre as muitas conquistas do Plano Nacional de Educação – PNE (Lei 13.005/14), está a realização das conferências nacionais de educação. Essas conferências têm por objetivo ser um espaço democrático onde a sociedade civil pode falar e ser ouvida sobre como a Educação brasileira pode melhorar, de forma a avaliar a execução e acompanhar o monitoramento do PNE. Além disso, as conferências subsidiam a elaboração do Plano Nacional para o decênio subsequente.

A CONAE tem por objetivo:

I – avaliar a implementação do Plano Nacional de Educação – PNE, com destaque específico ao cumprimento das metas e das estratégias intermediárias;

II – avaliar a implementação dos planos estaduais, distrital e municipais de educação, os avanços e os desafios para as políticas públicas educacionais.

III – conclamar a sociedade brasileira para a elaboração e aprovação do novo PNE 2024-2034.

A Conferência Nacional de Educação tem 3 eixos de estudos que são:

Eixo 1. O PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas;

O Eixo 2. Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação;

O Eixo 3. Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.