13 de julho de 2024

30 de janeiro de 2024

Conecta Bahia: Sinal de Wi-fi grátis chega em Valença

Programa do Governo do Estado tem investimento de R$ 11,2 milhões e já entregou pontos de conexão em Valença, Aratuípe, Igrapiúna, Piraí do Norte, Taperoá e Teolândia.

 

“É muito importante ter internet gratuita na nossa cidade. Esse programa facilitou para as pessoas que não têm condições de colocar crédito no celular, para os estudantes, para realizar um trabalho e para pagar uma conta”. As palavras da dona de casa Antônia Maria, moradora de Teolândia, ao se referir ao Conecta Bahia, refletem o sentimento das pessoas que passam a contar com sinal de internet liberado em praças públicas de suas cidades. No Baixo Sul, o programa está disponível nos municípios de Valença, Aratuípe, Igrapiúna, Piraí do Norte, Taperoá e Teolândia, totalizando 10 pontos de conexão.

Com o investimento de R$ 11,2 milhões, o programa, que é executado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), já inaugurou 375 pontos de internet gratuita nas praças públicas em 180 municípios baianos. O mote da ação, que já atingiu cerca de 1 milhão de cidadãos, não é a oferta de infraestrutura, mas sim a gratuidade.

Ao oferecer sinal de Wi-Fi grátis para o cidadão, a iniciativa promove a redução de desigualdades sociais, beneficiando a população mais vulnerável que não tem condições de contratar um plano ou pacote de dados junto às operadoras.

Além das entregas aos municípios, já foi anunciado o novo programa da pasta, o Conecta Bahia Rural. A iniciativa, que está na fase de planejamento, prevê disponibilizar 300 pontos de internet gratuita em povoados mais afastados das sedes das cidades. Dos 375 entregues na primeira fase, 30 distritos foram beneficiados.

O secretário da Secti, André Joazeiro, destaca que a ação não é provedor de infraestrutura, mas sim um programa de inclusão. “O Conecta Bahia é um grande programa de redução de desigualdades sociais. Quando a infraestrutura de internet chega ao município e apenas uma parte da população pode usufruir dos benefícios, porque pode pagar pelo pacote de dados às operadoras, ocorre um aumento da desigualdade. A gratuidade é que garante que o acesso à internet seja para todos”.

Confira a lista das praças em funcionamento no território do Baixo Sul:

Aratuípe – Praça José Alves da Silva e Praça Matriz (Distrito de Maragogipinho)

Igrapiúna – Praça José Alfredo

Piraí do Norte – Praça do Bairro Novo

Valença – Praça da República e Praça Getúlio Vargas. Obs: Na Praça Ademar Braga Guimarães, o  aparelho está sendo configurado para começar a funcionar na próxima semana

Taperoá – Praça de Santa Barbára, Praça São Felipe e Praça Bom Jesus da Lapa

Teolândia – Praça João Pastorinho de Assunção.

Deixe uma resposta