22 de abril de 2024

30 de janeiro de 2024

Com participação de Jorge Solla, Câmara de Vera Cruz debate a retomada das atividades no Estaleiro Enseada Paraguaçu

 

 

 

No próximo dia 11 de dezembro, vereadores, lideranças políticas, representantes sindicais e da sociedade civil, se reúnem em audiência pública na Câmara Municipal de Vera Cruz, para debater a retomada das atividades no Estaleiro Enseada Paraguaçu, em Maragogipe. A atividade tem início às 10h.

O deputado federal Jorge Solla (PT-BA), que liderou pela Frente em Defesa da Indústria Naval da Câmara Federal uma visita ao Estaleiro em agosto, irá compor a mesa. O ex-prefeito de Vera Cruz e pré-candidato ao pleito municipal do próximo ano, Magno (PT), foi responsável por articular a audiência e também estará presente.

A retomada das atividades no Estaleiro Enseada Paraguaçu é essencial para o desenvolvimento da indústria naval do país. No auge das operações, o Enseada chegou a gerar mais de 7.500 empregos diretos, número que caiu para 50 postos a partir de 2014, após a maior cliente, a Sete Brasil – composta pela Petrobrás – suspender as encomendas por pela investigação no âmbito da operação Lava Jato.

Em 2019, o Estaleiro paralisou totalmente as suas atividades, e jovens que foram para o exterior receber treinamento, voltaram a trabalhar com pesca artesanal.

“A indústria naval foi um dos setores mais afetados pela conduta criminosa e dos excessos de membros da Lava Jato. As empresas não deveriam ser penalizadas pelo erro de alguns. As irregularidades devem ser combatidas, os culpados devidamente julgados. Mas os brasileiros, as brasileiras, que viviam desses empregos, e o nosso próprio país, que deixa de produzir em uma área tão estratégica, é que pagaram essa conta”, declarou Solla.

Com a volta do governo Lula, ressalta o deputado, surgem novamente as condições necessárias para que essa discussão ganhe força.

“Desde o golpe contra Dilma [2016], o Brasil vinha penando, completo abandono das políticas públicas e falta de investimento. Quase no fim do primeiro ano de Lula, já vimos a diferença. É preciso que esse movimento pela retomada das atividades do Estaleiro cresça, para sensibilizar cada vez mais pessoas e motivar o governo a apostar no potencial da nossa indústria naval”, completou.

 

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Debate sobre a retomada das atividades no Estaleiro Enseada Paraguaçu
Local: Câmara Municipal de Vera Cruz
Data: 11 de dezembro
Horário: às 10h

Deixe uma resposta