22 de maio de 2024

30 de janeiro de 2024

Professor Clóvis Esequiel morre de Covid em SAJ

Diretor do Núcleo Regional de Educação do Recôncavo e ex-secretário Municipal de Trânsito de Santo Antônio de Jesus, Clóvis estava lutando pela vida nos últimos dias e chegou a progredir em seu estado de saúde, mas acabou falecendo hoje.

Morreu na noite desta quarta-feira, 26 de maio, o professor Clóvis Esequiel dos Santos, em Santo Antônio de Jesus. Ele estava internado na UTI do Hospital INCAR desde o dia 28 de abril e não resistiu às complicações da Covid-19.

Clóvis chegou a apresentar evolução clínica no seu quadro de saúde, foi tirado da sedação e ontem abriu os olhos e se mexeu. Intubado, foi submetido a diálise porque a doença afetou os rins, mas o tratamento foi suspenso devido a melhora em seu estado. No último mês, uma corrente de oração se iniciou por toda a cidade e seu filho, Vagner Santos, atualizava a população divulgando os boletins médicos diários, pedindo que as vibrações positivas se fortalecessem em prol de sua recuperação.

O professor Clóvis comandou a Diretoria Regional de Educação do Recôncavo (hoje NTE-21) e foi Secretário de Trânsito e Transporte Urbano de Santo Antônio de Jesus na gestão do ex-prefeito Rogério Andrade (PSD).

Em 2009, ele passou uns dias em Valença participando da Caravana da Educação, promovida pela Secretaria de Educação da Bahia, na época em que Adeum Sauer comandava a pasta estadual na gestão de Jaques Wagner. A anfitriã do evento foi a professora Flor Andrade, então diretora da Direc-05 que sediou a vinda de toda a equipe da SEC para atender servidores e comunidades escolares presencialmente. Na oportunidade, ele marcou o evento prestigiando, em comitiva, a “Direc” vizinha a que ele comandava e colaborou com todas as atividades desenvolvidas junto com a sua equipe de trabalho.

Clóvis e Flor foram os recordistas entre os Núcleos Territoriais de Educação, sendo os dois diretores regionais de Educação que mais tempo permaneceram no cargo durante as gestões petistas na Bahia (governos de Wagner e Rui Costa).

A alegria dele era marcante, além de sua competência e dedicação em tudo que se comprometia em fazer. Era conhecido por sua simpatia e jeito hablidoso para dialogar e solucionar conflitos.

“Sentimos muito a perda do nosso colega. Que Deus conforte seus familiares. A Educação Estadual está de luto! Perdemos um grande educador”, lamentou a professora Flor (ex-diretora do NTE-6 / Baixo Sul)

A Prefeitura de SAJ publicou nota de pesar pela perda de uma grande liderança, militante político e grande ser humano do Território vizinho.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1254976081606026&id=247883845648593

O Secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, também publicou uma mensagem em sua página no Facebook:

https://www.facebook.com/114073650505247/posts/261473109098633/

Diversos políticos e autoridades publicaram  lamentando a morte de Clóvis, que encampava a luta por uma educação  pública de qualidade e pelas causas populares,  passou por todas as esferas de gestão pública (municipal, estadual e federal), se destacando em todas as missões que assumiu.

Ele deixa a mulher, Fátima, e o filho, Vagner.

Deixe uma resposta