20 de janeiro de 2022

Cairu ganha protagonismo regional em sustentabilidade

Prefeitura de Cairu marca Semana do Meio Ambiente anunciando efetividade em projeto inovador continuado pela atual gestão.

0 83

 

A implantação do projeto de gestão sustentável dos resíduos e recursos naturais no arquipélago de Cairu foi sequenciada pela atual gestão e constitui um grande avanço em tempos de emergência ambiental. A Prefeitura encampou o projeto, concebido e iniciado em 2019, e ora formaliza as ações estratégicas propostas: divulgação e sensibilização das comunidades, coleta seletiva, criação da unidade de tratamento de resíduos orgânicos, distribuição de ecopontos, fomento à criação de cooperativas de catadores, aterro sanitário e fim dos lixões, dentre outros.

O desafio do lixo sempre foi maior para o município arquipélago devido à sua particularidade geográfica, composta por 26 ilhas, o que demanda altos custos para a gestão. Além de ser um requisito de qualidade turística, o cuidado com os recursos naturais e a destinação sustentável do lixo constituem ações prioritárias para a Saúde e a qualidade de vida da população cairuense.

Nas matérias publicadas nos anos anteriores pela imprensa estadual, foram registrados os primeiros passos percorridos pela administração de Cairu conduzidos pela então Secretária de Meio Ambiente, Fabiana Pacheco e a Procuradoria Jurídica, representada por Alcides Bulhões, na época, que realizaram audiências públicas e instituíram legislação municipal para orientar os procedimentos e o projeto piloto direcionou as etapas a serem implantadas a partir de agora.

https://www.facebook.com/102145221843685/posts/175838607807679/

As sete medidas foram anunciadas no último dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, nas redes sociais da Prefeitura de Cairu, pela gestão atual. (LINK ACIMA).

https://www.metro1.com.br/noticias/bahia/79684,arquipelago-de-cairu-implanta-gestao-do-lixo

Cidade arqueogeólogo de Cairu implanta gestão do lixo

http://bahiaja.com.br/tecnologia/noticia/2019/07/06/cairu-institui-coleta-seletiva-e-projeto-de-gestao-de-residuos-solidos,120165,0.html

https://www.trbn.com.br/materia/I18435/municipio-de-cairu-institui-coleta-seletiva-obrigatoria-e-apresenta-projeto-piloto-de-gestao-de-residuos-solidos

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.