Cairu: Congos e Caretas participam do Fuzê, no pré-Carnaval de Salvador
Manifestações da cultura popular cairuense arrastam foliões na capital baiana neste sábado (11) em desfile de rua no Circuito Orlando Tapajós.
Os Congos e os Caretas de Cairu vão se apresentar no Fuzuê, neste sábado (11), em Salvador. O evento acontece no Circuito Orlando Tapajós, durante o primeiro dia do pré-carnaval soteropolitano, trazendo um “gostinho de velhos tempos”, num formato como nos antigos carnavais, no qual desfilam grupos culturais e folclóricos, tradicionais e blocos de fantasias ao som de marchinhas, etc.
As bandas de fanfarras e batucadas também arrastam foliões pelas ruas no contrafluxo do circuito Dodô (de Ondina em direção à Barra), entre o Clube Espanhol e o Farol da Barra.
O movimento, que antecede os seis dias da folia momesca, será realizado neste final de semana, assim como o Furdunço.
Não é a primeira vez que os grupos cairuenses participam das festas de pré-Carnaval de Salvador. Em 2018, 2019 e 2020, Cairu também esteve presente no Fuzuê.
Congos de Cairu
Os Congos são uma manifestação cultural que representa o negro africano que povoou o território ao ser trazido pelo colonizador português.
Em Cairu, o grupo faz parte do cortejo de São Benedito, que acontece todo mês de janeiro. O folguedo tem como características a indumentária que inclui roupas camisa rendada e saiote enfeitado de chita, sustentado por uma armação de arame e uma coroa na cabeça adornada. Eles tocam o ganzá, instrumento de bambu friccionado por uma vareta.
O grupo corre as ruas cantando e dançando acompanhando o reisado e reverenciando o santo protetor, além de participar de diversas programações culturais mantendo a tradição nos eventos promovidos nas ilhas do município arquipélago entretendo habitantes e turistas.
Caretas de Cairu
Já os Caretas é o grupo Zambiapunga, que é manifestação vivenciada há, no mínimo, duzentos anos pela população do Baixo Sul baiano, levando a alegria dos componentes cujo traje tradicional são roupas coloridas, e na cabeça, máscaras originais confeccionadas com papel marchê, utilizando instrumentos musicais peculiares como a enxada que produz ritmos e sonidos.
O grupo identitário, que é símbolo da cultura da cidade histórica do Baixo Sul, é um dos protagonistas, todos os anos, da celebração da Festa de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da cidade.
A Alvorada Festiva dos Caretas e o Casamento dos Caretas são tradições mantidas há mais de 100 anos e fazem parte do calendário cultural de Cairu, ocorrendo sempre no mês de outubro. O grupo desfila pelas ruas e tem forte envolvimento com a comunidade que acompanha os cortejos.
Os caretas também se apresentam periodicamente em datas litúrgicas católicas, celebrações e missas realizadas em Cairu, e outras tradições populares como a Dondoca e o Reisado, mantendo a memória centenária cairuense e passando as tradições culturais para as novas gerações.
Imagens: Cairu – Arquipélago de Encantos | Agência Andrade e Arquivo Prefeitura de Cairu.