12 de setembro de 2024

30 de janeiro de 2024

Cairu: CECAME oferta Educação Integral

Administrado pelo Governo da Bahia, o Colégio Estadual Cândido Meireles se destaca no Ensino Médio na sede e ilhas, com avanços na aprendizagem dos estudantes e uma ótima equipe de profissionais.

 

O Governo da Bahia mantém a única Unidade Escolar que oferta o Ensino Médio em Cairu, o Colégio Estadual Cândido Meireles, que possui – além da Unidade situada na Sede do município – três Anexos localizados em Boipeba, na Gamboa e no Morro de São Paulo.

Escola funciona em Tempo Integral na Sede 

O CECAME, como é popularmente conhecido, oferta, desde 2020, Educação Integral na Sede cairuense. Nessa modalidade, os estudantes do matutino e vespertino têm uma carga horária de 7 horas diárias de aulas e realizam as refeições no próprio colégio, como lanches e almoço. Além disso, o CECAME oferta a Educação de Jovens e Adultos no noturno.

O trabalho pedagógico desenvolvido no CECAME, na Sede e em Boipeba, Gamboa e Morro de São Paulo, tem contemplado a articulação entre as ações desenvolvidas pelos professores, por meio da realização de ações e projetos criados pelo próprio colégio, assim como de políticas educacionais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Ações e projetos

As Unidades Escolares que compõem o CECAME ofertam ações e projetos como:

– Café Filosófico: um espaço de bate-papo sobre temas variados com especialistas convidados.

– Bolsa Presença: uma parcela dos estudantes recebe bolsa mensal de 150 reais e são acompanhados pedagogicamente.

– Dignidade Menstrual: estudantes recebem absorventes mensalmente.

– Projeto Mais Estudo: estudantes recebem uma bolsa para realizarem monitorias de Língua Portuguesa, Matemática ou Iniciação Científica com seus colegas, supervisionados por seus respectivos professores.

– Projeto Educa Mais Bahia: oferta de oficinas educativas por profissionais habilitados, a exemplo das oficinas de “Saúde Socioemocional” com psicólogos (atendimentos individuais aos estudantes e rodas de conversa), “Dança”, “Clube de Leitura”, “Música”, “Práticas Esportivas”, “Grafitte” e “Fortalecimento das Aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática”.

– Programa Partiu Estágio: a escola vai receber 18 estudantes universitários que irão cumprir o estágio de 20 horas semanais na sede e nas ilhas recebendo uma bolsa de R$ 455 + Auxílio Transporte.

Processo de Formação e Avaliação 

Associado ao campo “Fortalecimento das Aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática”, a coordenação pedagógica do CECAME tem realizado estudos com os professores sobre o SABE (Sistema de Avaliação Baiano da Educação – Estadual) e o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica – Federal), com base nos indicadores educacionais e do reflexo da pandemia no processo de ensino-aprendizagem.

Reforço na aprendizagem do 3° ano

Para intensificar o trabalho desenvolvido e melhorar os indicadores educacionais, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia criou a Plataforma Plurall, pela qual os estudantes concluintes têm a oportunidade de realizar avaliações de Língua Portuguesa e Matemática, bem como têm acesso a cadernos digitais. A Plataforma Plurall também pode ser acessada pelas famílias dos estudantes, professores, coordenadores e gestores escolares, para acompanhamento e planejamento estratégico dos resultados das avaliações realizadas pelos estudantes ao longo do ano letivo.

Deixe uma resposta