21 de janeiro de 2022

BUTANVAC: Butantan desenvolve vacina 100% brasileira

Governador de São Paulo fez os anúncios nesta sexta (26)

0 89

O Instituto Butantan acaba de anunciar que criou a vacina BUTANVAC e iniciará a fase de testes com cerca de 1.800 pessoas, segundo a Folha de São Paulo. A pesquisa é feita há 1 ano e a avaliação é positiva. Os resultados mostram que ela tem resposta imune.

A vacina é 100% nacional e ainda vai passar pelas fases 1 e 2. Os ensaios clínicos em humanos devem ser autorizados pela ANVISA.

Caso seja aprovada, a capacidade de produção será de 40 milhões de doses em 2021.

Apesar de ser um avanço da ciência genuinamente brasileira, o projeto foi financiado pela iniciativa privada. Cerca de 35 empresas bancaram os estudos, uma vez que os recursos públicos para essa área foram cortados consideravelmente. A articulação é do Governador João Dória, que deu entrevista coletiva hoje pela manhã, comemorando a notícia de uma vacina totalmente desenvolvida em solo paulista e brasileiro.

A Butanvac já pode ser fabricada combatendo as novas variantes, pois já utilizam as proteínas das cepas mais transmissíveis e letais, além da vantagem de não necessitar de insumos importados para a produção das doses, o que pode colocar mais vacinas à disposição da população mais rapidamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.