30 de abril de 2025

30 de janeiro de 2024

Autoridades investigam causas da colisão entre lanchas em Morro de São Paulo

Saiba todas as informações apuradas até o momento da tragédia que comoveu a Costa do Dendê: acidente vitimou Gustavo Veloso. 10 feridos já receberam alta e passam bem. Inquérito foi aberto para elucidar o que aconteceu.

 

O trágico acidente náutico ocorrido na noite desta segunda-feira (07/04), no município arquipélago de Cairu, abalou a população do Baixo Sul e de todo o Estado, tendo grande repercussão, desde os primeiros momentos, na imprensa nacional. Diversas equipes de reportagem acompanham de perto todas as informações sobre o caso.

Investigação em andamento 

A Capitania dos Portos da Bahia chegou hoje cedo em Valença para iniciar a apuração da colisão entre duas lanchas ocorrida na travessia entre Valença e a Ilha de Tinharé, em Cairu.

Um Inquérito Sobre Acidentes e Fatos de Navegação – IAFN – foi instaurado para investigar as causas do acidente que tirou a vida de Luiz Gustavo Santos Veloso Andrade, 40 anos, gerente da rede Sambass, famoso estabelecimento (restaurante e pousada), localizado na segunda praia do Morro de São Paulo. Ele morava em Valença, era formado em Turismo pela FAZAG, trabalhava há 12 anos no destino turístico, era casado e tinha duas filhas menores. De acordo com informações oficiais, o empresário já chegou sem sinais de vida ao hospital. 

A Marinha informou que tem o prazo de 90 dias para conclusão.

A CPBA, junto à Polícia Civil, está, desde as primeiras horas do dia, na Praia da Gamboa, para onde as embarcações foram rebocadas após afundar. As equipes estão realizando perícias, verificando documentação e colhendo depoimentos de testemunhas.

“Estamos coletando imagens das embarcações antes da colisão para verificar se as luzes de navegação estavam acesas e se a velocidade estava dentro das regras locais. Junto a Marinha estamos coletando documentação de regularidade das embarcações e seus condutores”, explicou a Delegacia Territorial da Polícia Civil. 

Sobre o acidente

A batida entre as duas embarcações ocorreu por volta das 18:30, quando a lancha Safira, que transportava, além do marinheiro, 11 passageiros, seguia do Morro de São Paulo com destino a Valença. A lancha Lipe e Lara, de uso privado, estava retornando de Valença, após passar por manutenção. Em sentidos contrários, os veículos se chocaram fortemente, naufragando logo em seguida. Com o impacto, as pessoas que estavam a bordo caíram no mar e foram socorridas por voluntários, atendidas primeiramente pela equipe de Saúde da Gamboa. Todos foram transferidos para a Santa Casa de Valença. As embarcações sofreram avarias severas ficando, as duas, praticamente destruídas. 

Estado dos pacientes

A maioria dos feridos apresentaram lesões leves, fraturas e escoriações. 10 deles já tiveram alta médica e já estão em casa, sem riscos de morte.

Uma mulher e dois homens, que apresentam quadro de maior complexidade, seguem internados após serem transferidos para hospitais de outros municípios.

Raimunda Marques de Almeida, 57 anos, que possui plano de saúde, foi transferida para a unidade hospitalar particular São Mateus, em Feira de Santana.

Rafael Tavares Brito, 59 anos, marinheiro que conduzia a lancha Safira, foi regulado para o Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus e já foi encaminhado de ambulância. 

José Roberto Alves Costa, 59 anos, foi transferido por volta das 02h30 desta terça-feira (8) para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador.

Pacientes atendidos, medicados e já liberados 

Anderson de Jesus Santana, 20 anos; Welida Klissia dos Santos Assunção, 26 anos, gestante; Geirisson Conceição da Silva, 28 anos; Maria Conceição Gomes da Silva, 69 anos; Breno Leite Andrade, 39 anos; Jocineia Silva dos Santos, 34 ano; Elzani Queiroz dos Santos, 48 anos, Marcos Antônio dos Santos Macêdo, 28 anos; Ronivon Santos Sousa Seara, 56 anos; Analucia Marques de Almeida Costa, 58 anos. 

Embarcações

Segundo a Marinha, as duas lanchas estavam com registros em situação regular com a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA).

A Associação de Transporte Marítimo – ASTRAM – que é responsável pela organização das linhas marítimas e pela venda de passagens na região, informou que a lancha Safira é uma das embarcações cadastradas na entidade e realizava transporte regular entre Morro de São Paulo e Valença no horário. Já a outra lancha envolvida no acidente, a Lipe e Lara, não é associada à Astram, mas realiza passeios Volta à Ilha sob a supervisão de outra organização marítima.

A ASTRAM ainda disse que acompanha, com toda a sua equipe, todos os desdobramentos do acidente. Desde o momento da colisão, membros da associação colaboraram com o o resgate e o socorro às vítimas, o deslocamento das macas no embarque e desembarque, como também esteve presente na Santa Casa de Misericórdia, em contato direto e prestando apoio aos familiares dos sobreviventes e também de Gustavo, no DPT de Valença.

Despedida de Gustavo

O corpo de Gustavo Veloso está sendo velado no Memorial Eternize, na Rua Advogado Muniz, Centro, em Valença. O sepultamento está marcado para às 16:30 no cemitério local.

 

Deixe uma resposta