15 de outubro de 2024

30 de janeiro de 2024

Atlas/Intel: Jerônimo amplia vantagem e lidera disputa ao governo da Bahia

Roma cresce, ACM Neto cai.

 

De acordo com os dados da pesquisa AtlasIntel, divulgada na madrugada desta terça-feira (27) pelo Jornal A Tarde, o candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, voltou crescer e lidera a corrida para o Governo da Bahia.

Segundo o levantamento, o petista tem 46,5% da intenção de voto, enquanto o candidato do União Brasil, ACM Neto, tem 39,6%. Quando considerados os votos válidos, o ex-secretário de educação chega a 47,6% e pode decidir a eleição no primeiro turno.

A nova pesquisa mostra o crescimento do candidato a Governador Jerônimo, que é apoiado pelo ex-presidente Lula. Pelos números anteriores apresentados pelo instituto, divulgados na última quinta (22), Jerônimo tinha 44,5% das intenções de voto e ACM Neto tinha 40,5%, mostrando uma queda do ex prefeito de Salvador na corrida ao Palácio de Ondina.

João Roma voltou a crecer e tem 9,9% contra 9,4% que apresentava na semana passada.

O levantamento foi realizado entre os dias 22 e 26 desse mês e ouviu 1600 pessoas. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE-BA-04292/2022.

Especialistas políticos consideram a ascensão de Jerônimo como um fenômeno eleitoral muito parecido com o que aconteceu nas eleições de 2006 e de 2014, quando os candidatos Jaques Wagner e Rui Costa apareciam nas pesquisas perdendo para o ex governador Paulo Souto já no primeiro turno.

Nas eleições 2022, outros institutos de pesquisa apontam que ACM ainda lidera mas com queda de quase 30% em apenas 1 mês frente ao crescimento do candidato apoiado pelo atual Governador da Bahia, Rui Costa. Mesmo nas aferições que apresentam posições diferentes dos candidatos na disputa, os percentuais de Jerônimo são maiores do que os de Wagner, em 2006, e os de Rui, em 2014, quando a derrota petista era dada como certa até as vésperas das eleições.

Analistas dizem que a estratégia de pedir o voto casado com Lula, que tem quase 70% das intenções de voto na Bahia, é o fator determinante do cenário eleitoral.

“O povo baiano entendeu a importância de votar no mesmo número para Governador e para Presidente e que não aceita o ‘tanto faz’ A Bahia foi boicotada nos últimos 7 anos pelo Governo Federal e mesmo assim fez investimentos extraordinários em várias áreas, tanto na capital,  quanto no interior, tendo um dos melhores Governadores do Brasil. Agora com Lula vamos acelerar a correria”, disse um interlocutor da campanha petista.

 

Deixe uma resposta