18 de abril de 2024

30 de janeiro de 2024

Aratuípe e Presidente Tancredo Neves recebem novas ambulâncias do SAMU

Governo Federal e do Estado entregaram hoje 48 veículos para atendimento de urgência e emergência em vários municípios baianos.

 

 

Em duas cerimônias nesta segunda-feira (27), o Governo Federal e o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, entregaram 48 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a 47 municípios baianos.

Em Salvador, a entrega de 36 veículos aconteceu no Jardim dos Namorados e, em Vitória da Conquista, a de 12 ambulâncias ocorreu no estacionamento do Hospital Afrânio Peixoto. O investimento total é de R$ 14,89 milhões e os veículos já estão prontos para uso imediato.

Ambas as cerimônias contaram com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, além de prefeitos, deputados federais e estaduais, entre outras autoridades.

“A saúde tem no Samu uma referência, já que são 20 anos salvando vidas e prestando atendimentos de urgência. Estamos recebendo recursos do Novo PAC e a previsão é de mais 859 ambulâncias novas até 2026. Nosso objetivo é a universalização do Samu em todo o Brasil para que toda a população esteja coberta pelo serviço”, afirmou Nísia.

De acordo com ela, o investimento inclui o repasse de R$ 1,8 milhão mensal para o Samu.

A secretária da Saúde comemorou a entrega dos novos veículos.

“São 33 ambulâncias para expansão do Samu em municípios onde não havia o serviço e outras 15 para renovação de frota. Era um pedido do Governo da Bahia desde 2021 e só agora, com o Governo do Presidente Lula, que fomos atendidos. Esses veículos vão ajudar bastante nos processos de regulação. Esse apoio do Governo Federal é fundamental e temos certeza que a parceria vai continuar”, explicou Roberta Santana.

Atualmente, a Bahia conta com 89% de cobertura do Samu por meio de sistemas regionais, que atendem a 25 das 28 regiões de saúde do estado.

“Essas entregas fortalecem nossa rede de urgência e emergência, que é tão importante para nosso estado, e nos dão o indicativo de que, em breve, teremos 100% da Bahia coberta pelo Samu”, disse a secretária da Saúde.

Os municípios que receberam as ambulâncias com expansão e ampliação da frota são: Adustina, Antas, Aracatu, Aratuípe, Banzaê, Barra da Estiva, Biritinga, Canavieiras, Cardeal da Silva, Cícero Dantas, Cipó, Coronel João Sá, Fátima, Heliópolis, Ibirataia, Itaparica, Nordestina, Nova Soure, Novo Triunfo, Paripiranga, Pedrão, Pindobaçu, Quijingue, Retirolândia, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Santo Antônio de Jesus, São Domingos, São Miguel das Matas, Saubara, Sítio do Quinto, Entre Rios e Valente.

Já os municípios que tiveram renovação da frota: Cândido Sales, Carinhanha, Castro Alves, Itapetinga, Jaguaquara, Laje, Maetinga, Medeiros Neto, Paramirim, Poções, Prado, Presidente Tancredo Neves, Santa Rita de Cássia, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista.

 

Fotos: Manu Dias e Ivan Dias Marques
 GOVBA
Deixe uma resposta