17 de abril de 2024

30 de janeiro de 2024

APROFESSOREMO-NOS! A classe política vai aprender. Os professores vão ensinar.

Por Rosângela Góes

 

Nenhuma categoria profissional tem recebido tanta patada de certos segmentos políticos como a dos professores. Só este ano, o único grupo a ter decreto governamental anulando os dois anos da pandemia na sua contagem de tempo de serviço nas redes públicas de todo o País foi o dos professores. Esse período entre maio de 2020 a dezembro de 2021 não contará para efeito de obtenção de eventuais direitos que constem em planos de carreira, como adicionais, licença-prêmio, anuênios, quinquênios e outros.

Na verdade, em 2022, a guerra aos professores foi declarada sem pudores por parte de alguns politicos do Baixo Sul ao se negarem a respeitar o pagamento do índice de 33, 24% do PISO nacional da categoria previsto por lei de 2008. Imaginem!

O reajuste é calculado sobre o custo aluno, também nesse índice e serviu de base para o cálculo no repasse do FUNDEB aos governos estaduais e prefeituras de todo o país. É difícil entender ou quer que desenhemos?

Vereadores também criaram dificuldades, causaram constrangimentos aos professores que os elegeram. Enfim, enchem a boca de discursos sobre Educação como se fossem seus defensores, mas o que são é defensores de seus interesses próprios.

É, professores, precisamos dar nossa outra lição com todas as letras. A maioria dos que lá estão nos postos de decisão aprendeu bem mais do que ensinamos e isso é o que sempre quisemos. Contudo, dentre as aprendizagens, boa parte deles não incluiu o respeito e o reconhecimento àqueles que seguraram muitas barras para ver seus pupilos se tornarem bons cidadãos, bons seres humanos e também boas lideranças públicas.

Agora, nós é que temos de aprender a nos defender com as mesmas armas e isso começa por assinalar a resposta certa sem demora, parando de eleger nossos alunos e nos elegendo vereadores, prefeitas, deputados, governadores. Não dá pra esquecer uma lição como esta: vamos ensinar aos políticos quem somos nós na política.

Aprofessoremo-nos! Garanto que os políticos vão aprender!

Sobre a autora:

Rosângela Góes de Queiroz Figueiredo é professora da Rede Estadual de Ensino da Bahia, graduada em Letras e especialista em Avaliação, escritora, membro da Academia de Letras do Recôncavo-ALER, e da Academia de Educação, Letras e Artes de Valença-AVELA.

=====

Deixe uma resposta