19 de março de 2025

30 de janeiro de 2024

Após grande repercussão negativa, prefeito de Valença devolve os policiais às escolas cívico-militares

Baixo Sul em Pauta publicou reportagem expondo o clamor popular e poder público teve que tomar atitude para atender reivindicação das famílias e dos estudantes.

 

O que seria da informação e da voz popular, se não fosse a imprensa livre?

Depois da pressão causada pela indignação das famílias dos alunos das escolas cívico-militares, o prefeito de Valença voltou atrás e resolveu manter o modelo nos três prédios municipais: Escola Dario Galvão, Padre Souza e Municipal da Baixa Alegre. Os comentários negativos levaram a Prefeitura a tomar as providências para a contratação dos PMs. Até ontem (quarta-feira, 12/03), os profissionais estavam fora e nem sequer haviam sido procurados.

Mas, antes de solucionar o problema, a gestão optou por negar os fatos e chegou a emitir uma nota chamando de fake news tudo que os pais estavam relatando e reclamando. No entanto, a acusação de fake news é que era fake news, já que alunos e seus responsáveis foram até a própria página do Instagram da Prefeitura para dar seus depoimentos, escrevendo inúmeros comentários de insatisfação e revolta.

Depois de toda a confusão, veio a boa notícia. Pais e estudantes, que passaram três dias apreensivos pela falta de informação e diálogo do município sobre o assunto, agora estão aliviados e agradeceram a publicação da matéria do site Baixo Sul em Pauta.

O ano letivo havia começado na rede municipal de Valença sem nenhuma organização do modelo cívico-militar nas unidades que ofertam essa modalidade. Os policiais da reserva não estavam presentes na segunda, terça e quarta-feira da primeira semana de aula do ano de 2025 e talvez a Secretaria de Educação tenha achado, inicialmente, que todo mundo iria se conformar e se calar. Não foi bem assim.

Depois da grande repercussão das reportagens do nosso site, baseadas em denúncias enviadas pelos pais dos alunos, Marcos Medrado se constrangeu com o tamanho do problema e correu para chamar os policiais militares para uma conversa. Sentados na mesa, se resolveram e foram avisados que começariam no outro dia e assim realmente aconteceu.

Polícias Militares voltaram hoje (quinta-feira, dia 13 de março) a atuar nas escolas.

Uma publicação de uma pessoa de Valença no instagram resume bem tudo o que aconteceu e como foi bom a mobilização das comunidades, que fizeram a pressão necessária para ter seu pleito atendido. 

Veja:

 

Deixe uma resposta