APAE comemora seu primeiro ano e inaugura sede após certificação
A luta agora é pelo título de utilidade pública, firmar convênios e conquistar um local maior para ampliar a quantidade de crianças atendidas.
A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), sediada em Valença, na Rua 4 da Vila Operária, celebrou o seu primeiro ano e inaugurou nesta terça (26) a sua sede provisória.
O evento contou com as participações do prefeito de Valença, Jairo Baptista, do vice-prefeito, Joailton Manoel; do vice-presidente da Feapaes, Francisco França; da secretária de Educação de Cairu, Caroline Oliveira; do Secretário de Governo, Cláudio Queiroz; da Secretária de Educação de Valença, Lorena Mercês e equipe, do Secretário de Saúde, Doutor Alberto Martins e equipe; da presidente da APAE, Anita Lopes Serbilla e da sua vice-presidente, Amanda Araújo; do pastor da primeira igreja Batista de Valença, Sílvio Menezes; do radialista Ricardo Lemos, representando o empresário de mídias e ex-Deputado Federal, Marcos Medrado, além de funcionários da entidade e imprensa.
Com atendimento com mais de 80 assistidos, a APAE Valença acolhe crianças de outras cidades do Baixo Sul e segundo a Presidente, Anita Serbilla, o objetivo é complementar ou suplementar o currículo escolar, em que as crianças, jovens e adultos com deficiência são inseridos. “Estamos em plena campanha neste primeiro ano para manter a instituição e agora já iremos conseguir a Utilidade Pública Municipal, dando um grande passo para melhorar os nossos serviços e galgando a cada dia mais conquistas”, disse Serbilla.
O público alvo da APAE são pessoas com deficiência intelectual nos mais variados graus (moderada, severa, profunda), além da deficiência múltipla e do Transtorno Invasivo do Desenvolvimento entre outras Síndromes.
Em seu pronunciamento, o Presidente da Federação das APAEs no Brasil ressaltou que a APAE de Valença está entre as mais organizadas em todos os sentidos em tão pouco tempo.
O prefeito Jairo Baptista garantiu que não haverá interrupção do funcionamento da APAE durante o recesso de final de ano, atendendo a um apelo da presidente Anita.
Anita destacou que a certificação da APAE foi conquistada em tempo recorde, demonstrando competência e união da equipe que, segundo ela, trabalha em muita sintonia. O reconhecimento veio em agosto deste ano, 8 meses após a fundação da entidade na cidade quando a APAE passou a ser oficialmente filiada à Feapaes / Ba – Federação das APAEs do Estado da Bahia, após aprovação pela Federação Nacional.
Sobre a APAE:
A APAE é nacional, não está vinculada a nenhum órgão público, mas firma convênios e parcerias que viabilizam a sua manutenção, além de receber ajuda de empresários e voluntários.
Além de terapias, acolhimento às famílias, orientações e encaminhamentos clínicos, a APAE promove eventos beneficentes, cursos para aprimoramento da equipe e suporte aos familiares dos assistidos.
Ajude a APAE:
As doações podem ser feitas por quem quiser colaborar. Também é possível apadrinhar uma criança e acompanhar o desenvolvimento dela nas atividades oferecidas.
A APAE aceita EPI’S (Luvas, máscaras, álcool em gel) ou ajudas financeiras.
Doações podem ser levadas à sede ou contribuições pelo Banco Bradesco: conta corrente: 11.050-7/ Agência: 3598 ou pelo PIX: 40769009000186.
Maiores informações: (75) 99814-3775.
Com informações do Redação Bahia.