12 de setembro de 2024

30 de janeiro de 2024

Agricultores e agricultoras de comunidade rural de Ibirapitanga aprendem a produzir biofertilizante

 

Com participação ativa dos agricultores e agricultoras, foi realizada, na comunidade Joaquim da Mata, município de Ibirapitanga, território Baixo Sul, uma atividade prática para capacitar a comunidade na produção de biofertilizante anaeróbico (que não tem presença de oxigênio).

O encontro foi realizado pelo técnico educador Arisson Machado, da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE), organização que presta o serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER) via contrato com o projeto Bahia Produtiva. O biofertilizante melhora a saúde das plantas deixando mais resistentes a pragas e doenças e não é prejudicial à saúde humana e ao meio ambiente.

O biofertilizante aeróbico (com presença de oxigênio) necessita de monitoramento diário até atingir o resultado devido para utilização, o que resulta na perda do produto devido à ocupação diária dos agricultores e agricultoras, por isso foi indicada a produção do biofertilizante anaeróbico, um adubo líquido, rico em macro e micronutrientes, que não tem a necessidade de ser manipulado ou monitorado.

O Bahia Produtiva é um projeto do Governo do Estado da Bahia, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

 

CAR Bahia
Deixe uma resposta