13 de julho de 2024

30 de janeiro de 2024

Ações estratégicas na Segurança Pública no Baixo Sul reduziram os índices de criminalidade na região

Novas delegacias, Cipes, viaturas, Neam e câmeras de monitoramento são algumas das iniciativas.

 

Novas Delegacias

Além da nova sede da 5ª Coorpin, em Valença, que está em fase de conclusão (78% dos serviços executados), a construção da sede da Delegacia Territorial em Gandu está em 92% de execução. Construídas pelo Governo da Bahia, as duas obras recebem um investimento de R$ 3,2 milhões.

Em Gandu, está sendo construída também a nova sede da Polícia Militar (CIPM).

Já em Teolândia, a delegacia está em processo de reforma completa e também faz parte do programa de modernização das estruturas de Segurança Pública na Bahia, que contempla 46 cidades baianas e tem um investimento de R$ 83 milhões.

Redução de índices de criminalidade

Na região que compreende a Região Integrada de Segurança Pública (Risp) Sul foi computada uma redução no índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) de mais de 12%, entre janeiro e setembro de 2022, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Em 2022 foram preservadas 90 vidas.

Durante o mês de setembro, as ações desencadeadas pela 33ª CIPM em parceria com o Comando Regional Sul, unidades especializadas da PMBA, e em ações conjuntas e cooperativas com a 5ª Coorpin, foi possível obter  uma redução aproximada de 71% em ocorrências de Crimes Violentos Letais. Intencionais – CVLI.

Vale registrar que no período elencado não houveram registros de homicídios nas cidades de Valença, Taperoá, Nilo Peçanha, Cairu, Igrapiúna e Ituberá. Seis municípios que compõe a Costa do Dendê e todos pertencentes a área de responsabilidade da 33ª CIPM.

Novas Cipes Cacaueira Valença e Ituberá

Além de Valença e Ituberá, também contam com Bases Avançadas da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira, as cidades de Marau, Santa Luzia, Una, Coaraci e a sede localizada em Ilhéus. A especializada, que atende um total de 44 municípios, conta com o efeito de 101 policiais.

Neam Valença

Para atender as mulheres de Valença, foi inaugurado o Núcleo de Atendimento à Mulher (Neam), que integra a 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). O imóvel possui espaços destinados para a recepção, apoio multidisciplinar, cartório, atendimento de ocorrências, assistência social, jurídica e psicológica, brinquedoteca, além de um abrigo para as mulheres em situação de risco.

Câmeras de monitoramento

Em fase de expansão para o interior do estado, o Sistema de Reconhecimento Facial já ajudou na captura de 26 foragidos da Justiça nas cidades de Porto Seguro, Eunápolis, Itabuna, Itabepi e Valença.

Deixe uma resposta